Páginas

terça-feira, 14 de maio de 2019

Balanço da maratona literária

Decidi escrever este texto para fazer um pequeno balanço da minha participação, até ao momento, na maratona literária Volta ao Mundo em 15 Citações. A maratona começou a 25 de março e prolonga-se até 21 de julho. Estamos, portanto, sensivelmente a meio (mais dia, menos dia).

Dos 15 desafios principais:
 - já completei 11, estão dois em curso e dois ainda por decidir (tenho uma ideia, mas não me quero comprometer inteiramente);
- das 11 leituras concluídas, li apenas duas mulheres (tenho uma 3.ª em curso) e três Nobel da Literatura, e pelo menos sete clássicos/clássicos modernos;
- das 11 leituras completas, li nove livros físicos e dois ebooks.

1 América Latina (escolher 1 país)
Inicialmente pensei ler "Ninguém escreve ao Coronel", de Gabriel García Márquez, mas optei por "A Casa dos Espíritos" de Isabel Allende - concluído

2 Espanha
Propus-me ler "Tempo entre Costuras", de Maria Dueñas, mas acabei por ler o "Marina" de Carlos Ruiz Záfon - concluído

3 Reino Unido (ou) Irlanda
"A laranja mecânica", de Anthony Burgess - concluído

5 Países nórdicos (escolher 1 país)
Totalmente em aberto

7 Ex-URSS
Tinha ficado em aberto. Escolhi "A morte de Ivan Ilitch", de Lev Tolstoi - concluído

8 País à escolha (Não pode ser repetido)
Pensei em ler "Neve", de Orhan Pamuk, da Turquia - estou a ler "A Filha da Profecia", de Juliet Marillier (Nova Zelândia), e com ele termino a trilogia Sevenwaters - em curso

9 E.U.A. (ou) Canadá
"Por quem os sinos dobram", de Ernest Hemingway - concluído

11 França
Outro desafio que estava por determinar. Estou a ler o 1.º volume de "O Conde de Monte Cristo", de Alexandre Dumas - em curso

12 Brasil
Comecei a ler "Úrsula e outras histórias", de Maria Firmina dos Reis, mas mudei para "Contos Fluminenses", de Machado de Assis - concluído

13 Países árabes (escolher 1 país)
Estava inclinada para "O Menino de Cabul", de Khaled Hosseini, e assim foi - concluído

14 Países africanos (escolher 1 país)
"Hibisco Roxo", de Chimamanda - concluído

15 China
Já tenho o ebook de "O problema dos três corpos", de Liu Cixin - mas ainda está em aberto.

Sem comentários:

Enviar um comentário