Páginas

sexta-feira, 19 de abril de 2019

Lido: Contos Fluminenses, de Machado de Assis

Esta leitura foi um "três em um": cumpri o desafio 12 "Brasil", da maratona literária Volta ao Mundo em 15 Citações e participei em duas propostas para este mês - #abrillerbrasil da Raquel do So Happy with Less e o #abrilcontosmil da Mafalda.

De Machado de Assis, já tinha lido O Alienista e A Pianista - novelas que gostei imenso. Então, tendo encontrado na Amazon este conjunto de contos do autor, decidi avançar com esta leitura.

Não sou uma rapariga de contos. Pronto, está confessado. Mas como queria participar neste dois projetos, dei o corpo às balas. Não amei o livro, mas também não dei o tempo como perdido. Em pouco mais de 2h30, terminei este livro que era composto por sete contos:

- Miss Dollar
- Luís Soares
- A Mulher de Preto
- O Segredo de Augusta
- Confissões de uma Viúva Moça
- Linha Reta e Linha Curva
- Frei Simão

O meu problema com os contos é que as personagens ficam muito pela rama, e não temos tempo de gostar ou antipatizar com os protagonistas. Gostei muito dos livros anteriores: eram livros curtinhos, mas com um desenvolvimento q.b.. Os contos, quando damos por eles, já acabaram e ficamos com um ligeiro travo amargo na boca, do género "acaba assim?". Por isso é que não invisto tanto de mim neste género.

Nestes contos, publicados em 1870, temos muitas histórias de amor, mas pejadas de mal-entendidos, falhas de comunicação e um bocadinho de humor pelo meio. Os que mais gostei foram Luís Soares, O Segredo de Augusta e Frei Simão. Os outros quatro estão sólidos na segunda posição do meu afeto.

Este livro está disponível gratuitamente, basta "googlar" o nome et voilà!

* * *

No âmbito destes dois projetos, comecei a ler também "Úrsula e outras obras", de Maria Firmina dos Reis - a primeira escritora negra da literatura brasileira. Li apenas "A escrava", um conto abolicionista, e desde já, um dos temas mais frequentes desta autora. Gostei imenso deste conto, mas optei por deixar este livro para outra ronda.

Sem comentários:

Enviar um comentário