Páginas

sábado, 25 de maio de 2019

Ressaca de Games of Thrones - o que fazer?

Terminou uma saga de nove anos. Quase uma década de investimento do meu tempo. Consultando os meus arquivos deste blogue, vou fazer um pequeno resumo da minha história com As Crónicas de Gelo e Fogo e George R.R. Martin. E não, não me vou pronunciar acerca do final escolhido pelos argumentistas da série.

A série começou em 2011. No Natal de 2013, já com 3 temporadas de série, o meu excelso companheiro ofereceu-me a box da Saída de Emergência, com 10 livros em versão de bolso (correspondente, mais ou menos a metade da edição em tamanho "normal" - ou seja, os primeiros 5 livros da edição portuguesa).

Li todos durante o ano de 2014, bem como mais 4 em formato "normal" emprestados por um primo. Apenas em junho de 2015, li o 10.º livro Os Reinos do Caos e terminei assim a minha incursão por Westeros e os Sete Reinos, numa altura em que os livros estavam adiantados em relação à série.  Por esta altura, George R.R. Martin deixou também de escrever os guiões da série.

Algures pelo meio, li "Um Sonho Febril" de Martin, um registo totalmente diferente, mas também muito bom.

Entretanto, a série foi avançando e livros nada.

No Natal de 2018, o meu excelso companheiro ofereceu-me a 1.ª parte do livro "Sangue e Fogo - A História dos Reis Targaryen", também assinado por George R.R. Martin, que despachei numa penada. Em fevereiro deste ano, a Saída de Emergência gentilmente cedeu-me a 2.ª parte deste livro, que adoçou a semana do meu aniversário.

Algures este ano, comprei a 2.ª parte da box em formato de bolso, para completar a coleção.

Basicamente, é isto: 18 livros e 9 anos de série. Estou com calafrios só de pensar como será a minha 2.ª feira, sem ter qualquer alternativa a Westeros.

O autor, desde 2012, que tem vindo a apontar datas para a publicação do 6.º livro da saga "The Winds of Winter". Entretanto, parece que desistiu de auto-impor deadlines, e agora seja o que Deus quiser. Há rumores que ele terá dito que estará na WorldCon na Nova Zelândia, em julho de 2020, com o livro nas mãos e que o 7.º e último livro, "A Dream of Spring" sairá logo depois. Veremos...

Mas a pergunta que se impõe é: o que fazer agora? Para julho de 2020, ainda faltam cerca de 13 meses. E depois esperar até à publicação da edição portuguesa, porque a minha pessoa é um bocado naba a ler todo um calhamaço em inglês... isto vai rondar, no total, cerca de um ano e meio (arredondando para baixo).

Nota-se muito que estou a ficar ansiosa? Mas, perguntam vocês: afinal de contas, Cristina Maria, o que vai tu fazer? Para já, o meu plano é o seguinte - às segundas, à noite, vou ler, durante cerca de 1h, As Crónicas de Gelo e Fogo, desde o início. Sem ultrapassar, 1h30 - que foi o tempo máximo de um episódio da série.

Começo a 27 de maio, e com o volume I de "A Guerra dos Tronos".

As minhas duas boxes - a 2.ª ainda envolta em plástico :\

Sem comentários:

Enviar um comentário