Páginas

segunda-feira, 2 de julho de 2018

Um passeio até às minhas memórias: Uma Aventura

Uma Aventura no Carnaval foi o 1.º livro de "crescidos" que me caiu nas mãos. Foi-me oferecido por ocasião de um aniversário, por um primo, e marcou o meu gosto pelos livros de mistério.


Lembro-me, claramente, que o despachei numa penada e que o reli e reli e reli, até que os meus pais me compraram outros da mesma coleção - talvez tenha sido o meu pai que, como ia diariamente para Leiria, tinha maior facilidade em comprar novos títulos. Crescer numa aldeia pequena tinha destas desvantagens: viver longe das livrarias e das novidades pulsantes da literatura juvenil.

Também lia muito de O Clube das Chaves e Triângulo Jota - quem ainda se lembra destas coleções??? - mas a coleção de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, com ilustrações de Arlindo Fagundes era, de longe a minha favorita. Tive a coleção toda até ao momento em que estes livros começaram a ser "pouco". Mais crescida, queria mais conteúdo, uma escrita mais adulta, algo mais que Uma Aventura já não me dava; em suma, estava a crescer.

Também passei pela série "Viagens no Tempo", das mesmas autoras que me dava aquele gostinho da História aliada à aventura e ao mistério.

Com satisfação, vejo que Uma Aventura continua a ser escrita e creio que já vai nos 60 títulos, ou coisa que o valha.

Obrigada, Ana Maria Magalhães! Obrigada, Isabel Alçada! Obrigada, Arlindo Fagundes!
Por me terem feito uma leitora, por terem definido o meu género literário preferido, por me terem levado a viajar pelos Açores, Escócia, Madeira, Algarve, Alentejo, Cabo Verde, França e por tantas outras cidades... sem sair do meu Picoto.

Sem comentários:

Enviar um comentário