Páginas

segunda-feira, 16 de julho de 2018

Um passeio até às minhas memórias: Alice Vieira

Alice Vieira, para mim, é sinónimo de férias de Verão e de Biblioteca Itinerante da Gulbenkian. É tão engraçado conseguirmos associar livros a épocas felizes da nossa vida…

A minha mãe trabalhava durante o Verão, e trabalhava na Praia da Vieira, portanto, invariavelmente, as minhas férias de Verão, enquanto criança, pré-adolescente e adolescente eram na Praia da Vieira. Durante alguns anos, a Biblioteca Itinerante da Gulbenkian pousava por lá e a minha mãe, em dois Verões seguidos, inscreveu-me como leitora temporária (o cartão ainda deve andar perdido algures numa qualquer gaveta).

E li muito de Alice Vieira. Lembro-me de andar com o Rosa, Minha Irmã Rosa para trás e para a frente. Os Olhos de Ana Marta, o Lote 12 - 2.º Frente, Chocolate à Chuva, Úrsula, a Maior… juraria sobre todas as coisas que também li A Lua não está à venda e Águas de Verão, mas não tenho memória nenhuma das histórias.

Para mim, Alice Vieira tem cheirinho a maresia pela manhã, sal nos lábios e areia entre os dedos… para mim, Alice Vieira tem um lugarzinho no coração, mesmo ao lado da Bolacha Americana e da bandeira amarela da Praia da Vieira.

Imagem retirada do site alfarrabista.com - é esta a capa que me lembro



Sem comentários:

Enviar um comentário