Páginas

domingo, 31 de maio de 2020

Lido: Desaparecer na Escuridão, de Michelle McNamara



"Apontando-lhe uma faca, fez um aviso arrepiante: "Se fizeres um único movimento, tu calar-te-ás para sempre e eu vou desaparecer na escuridão".


Apanhei - não sei há quanto tempo - uma entrevista do ator Patton Oswalt num dos vários "late nights" norte-americanos. Nessa entrevista, ele falou largamente do livro da esposa Michelle McNamara, que havia falecido antes de conseguir concluí-lo.

Fiquei curiosa, dado tratar-se de um "true crime", uma espécie de documentário - em forma de livro - sobre um serial-killer que entre 1976 e 1986 aterrorizou alguns condados da Califórnia. Michelle McNamara, jornalista, era fascinada por crimes, desde criança, quando soube que uma jovem havia sido assassinada perto da sua casa.

Esse fascínio foi crescendo há medida que ela própria ia amadurecendo. Criou um blogue "True Crime Diary" e publicou vários artigos em relação a crimes não resolvidos. Até que se tornou obcecada pelo East Area Rapist (EAR), também conhecido por Original Night Stalker (ONS) - uma figura sinistra que durante 10 anos, vigiava as suas vítimas, violava as mulheres e chegou a matar cerca de 10 pessoas.

Este livro conta-nos a forma como Michelle McNamara trabalhou no caso, as horas que perdeu a juntar factos, e a perseguir um homem que durante mais de três décadas não foi apanhado pelas autoridades... o trabalho que desenvolveu junto dos detetives do caso, ativos e já aposentados, para conseguir resolver esse mistério.

Outro aspeto muito interessante é que podemos acompanhar a forma como, por exemplo, o DNA foi ganhando importância ao longo das décadas, e a maneira como as autoridades descobriram que havia evidências em diferentes condados e tentaram estabelecer uma rede de trabalho.

Não podemos esquecer que estamos a falar do final dos anos 70 e a maior parte dos anos 80. Não havia Internet, não havia redes sociais, nem sequer plataformas para comparação de dados entre as investigações, pelas autoridades.

Este livro é um daqueles que ou se gosta ou não se gosta. Da perspetiva da jornalista, este é um livro fenomenal. É um documento brutal de um trabalho de investigação exaustivo, um verdadeiro exemplo de como deve ser a investigação jornalística. Mas não é um "bê-à-bá", não nos conta uma história linear, não é um thriller que nos desafia a descobrir o final... é um documentário que a própria autora não conseguiu concluir. Demorei, por isso, quase 15 dias para o terminar.

McNamara morreu em 2016, e o livro foi concluído pelo marido, por Paul Haynes (escritor de crimes) e por Billy Jensen (jornalista de investigação), e publicado apenas em fevereiro de 2018. Dois meses após a sua publicação, Joseph James DeAngelo, de 72 anos, foi detido. O DNA ligava-o a seis crimes, associados ao EAR/ONS.

Desaparecer na Escuridão tem prefácio assinado pela autora Gillian Flynn. A HBO adquiriu os direitos do livro, e a série está prevista para finais de junho deste ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário