Páginas

quinta-feira, 7 de maio de 2020

Lido: Que Nós Estamos Aqui, de João Tordo

Depois de um livro tão complexo como o anterior, precisava de ler qualquer coisa mais leve. Acabou apenas por ser leve no número de páginas: de 840 passei para um livro com pouco mais de 70.

A minha escolha recaiu sobre um dos títulos da coleção "Retrato da Fundação", da Fundação Francisco Manuel dos Santos, assinado por João Tordo: "Que nós estamos aqui - 12 Passos para a recuperação".

Neste livro, o autor conduziu várias entrevistas a dependentes - de drogas, álcool, e outras dependências - e fez um incrível trabalho de pesquisa para elaborar este(s) texto(s). Explica como funciona o Programa dos 12 Passos, que tem origem nos Estados Unidos da América, com o nascimento dos Alcoólicos Anónimos.

Trata-se obviamente de um livro de não ficção. Fiquei ligeiramente desiludida, porque esperava que houvesse um maior enfoque em situações reais, e que nos fossem fornecidos mais dados e mais números à escala nacional (a culpa é da jornalista dentro de mim!!!), do que tanta contextualização com recurso às origens americanas do Programa. Compreendo o objetivo, mas esperava uma coisa diferente.

No entanto, trata-se de um fiel retrato do comportamento humano, perante a adição.

Incluí esta leitura na lista de livros da Maratona Estações Literárias, na categoria "livro com menos de 100 páginas".

Sem comentários:

Enviar um comentário