Páginas

quarta-feira, 20 de maio de 2020

Lido: Flores, de Afonso Cruz

Nestes dias estranhos, não comprei livros físicos, mas sim ebooks e esta foi uma das minhas primeiras escolhas quando andava a vasculhar o site da Wook. Senti o chamamento, portanto. 

E não me arrependi, nadinha. Li este livro em dois dias. Sim, dois dias. A escrita é tão simples, na sua complexidade, e a história é tão terra-a-terra que, quando dei por mim, estava a terminar. A verdade é que o livro tem pouco mais de 270 páginas, mas, ainda assim, vamos virando as páginas quase sem querer. 

O nosso narrador-protagonista, Kevin, é um jornalista, casado e com uma filha, mas profundamente amargurado com a sua vida rotineira. Não raras vezes olha para a mulher e, com esforço, tenta lembrar-se do último beijo trocado com prazer. 

A sua vida acaba por se enlear com a de Ulme, o seu velho vizinho que após uma complicação de saúde perde a memória. 

Apesar de tudo, Kevin decide ajudar o velho vizinho a recuperar as suas memórias e isso leva-o a um exercício de auto-avaliação, ao mesmo tempo que vai descobrindo a pessoa que aquele homem foi nos seus tempos áureos, nos tempos da sua grande paixão por uma das irmãs Flores. 

O que gostei na escrita de Afonso Cruz foi a simplicidade de construção da narrativa. Algo tão simples como um chapéu colocado no local errado que, para um, provoca uma repugnância, enquanto que para outro, as notícias do dia são verdadeiro suplício. 

Para aquelas pessoas que gostam de sublinhar passagens dos livros vai um recado especial: quase todas as linhas desta obra merecem ser destacadas. Vou apenas dar dois exemplos de páginas que abri, neste momento, ao calhas: 

"As que chorei nesse dia em que atirei uma pá de cal para o buraco onde enterraram o pai tinham, além das partículas que o microscópio deteta, a tristeza imensa de não podermos partilhar mais uma garrafa de vinho. Uma coisa são lágrimas de cebola e outra são lágrimas de coração."

"Creio que, numa relação, o beijo terá sempre de manter a densidade do primeiro, a história de uma vida, todos os pores-do-sol, todas as palavras murmuradas no escuro, toda a certeza do amor. Mas já não é assim. Agora sabem às vacinas que tínhamos de dar à cadela (...)"

Vou ler mais de Afonso Cruz. Em formato físico ou ebook, quero explorar mais deste autor português. Façam o mesmo. Vá... vão lá. Eu espero!

Sem comentários:

Enviar um comentário