Páginas

quinta-feira, 1 de março de 2018

Novidade: Elogio da Lentidão, de Lamberto Maffei

Lamberto Maffei, médico e cientista italiano, acaba de lançar em Portugal, pela chancela Edições 70, a obra “Elogio da Lentidão”. Numa era em que o telemóvel toca sem parar e os emails exigem uma resposta rápida, deixando as pessoas num estado doentio de hiperatividade, o neurocirurgião italiano recorda-nos de que o cérebro sempre permitiu reações rápidas e automáticas, facilitando-nos a sobrevivência. Porém, a verdade é que constitui também um mecanismo sofisticado, capaz de produzir reflexões que, para serem verdadeiramente elaboradas, exigem um processo mental lento, hoje como no passado.

Segundo o autor, o pensamento lento é um pensamento pesado, uma vez que carrega consigo o peso da memória, o peso da dúvida e o peso da incerteza do raciocínio. Maffei recorda ainda de que nos últimos anos, somos constantemente forçados a um dinamismo cada vez mais frenético, repleto de compromissos ou anulações de compromissos, enquanto a tecnologia produz instrumentos que visam a rapidez e a velocidade, tornando os dispositivos digitais constantemente desatualizados, tal é a rapidez com que evoluem.

Sobre o autor:
Lamberto Maffei (1936) é um médico e cientista italiano. Dirigiu o Instituto de Neurociência de CNR e o Laboratório de Neurobiologia da Escola Normal Superior de Pisa, instituição onde foi professor emérito de Neurobiologia. Foi presidente da Accademia Nazionale dei Lincei. Recebeu inúmeros prémios e distinções na área da medicina.

O “Elogio da Lentidão” está já disponível nas livrarias portuguesas pelo PVP de 14,90€.

Sem comentários:

Enviar um comentário