Páginas

domingo, 27 de janeiro de 2019

Lido: Sangue & Fogo - A História dos Reis Targaryen, de George R.R. Martin

O meu excelso homem ofereceu-me o único livro deste Natal: o "spin-off" da saga de As Crónicas de Gelo e Fogo - Sangue & Fogo - A História dos Reis Targaryen.

Enquanto esperamos pela última temporada da série e pela continuação da saga original, George R.R. Martin dá aos fãs um docinho... basicamente, é uma festinha na cabeça, para não nos revoltarmos.

E que belo docinho. É assim que ele nos conquista, o sacana. Com este livro - que, em Portugal, a Saída de Emergência dividiu em dois volumes (o segundo sairá agora em fevereiro) - conhecemos a História dos Targaryen e a forma como Aegon, o Conquistador conseguiu unir os vários reinos, até ao que conhecemos hoje.

O livro está muito bem conseguido. É nos apresentado como se fosse um compêndio dos escritos dos vários Meistres, e, portanto, ao longo dos anos, vamos "vendo" os acontecimentos contados por diferentes pessoas. A ajudar, neste labirinto de Targaryens - porque, não se esqueçam, esta família tinha o hábito de casar entre irmãos, o que às vezes complica e damos por nós a trocar pais, filhos e sobrinhos... - o livro apresenta uma árvore geneológica, desde A Conquista de Aegon até à Ascensão de Aegon II (129 anos depois), bem como a linha sucessória daqueles que assumiram o Trono de Ferro.

Ficamos a saber a origem dos ovos de dragão da Daenerys, por exemplo, que acaba por ser uma surpresa muito agradável.

As ilustrações são maravilhosas. Fiquei completamente fascinada com os desenhos de Doug Wheatley (artista de BD, concept designer e ilustrador, que já trabalhou, por exemplo, em personagens de Star Wars, Aliens, Superman, The Incredible Hulk e Conan, The Barbarian).

O livro termina durante o reinado de Jaehaerys I, O Conciliador (mais tarde conhecido como O Velho Rei), o mais longo da História, entre 48 e 103 DC (Depois da Conquista de Aegon). Em fevereiro, como já disse acima, sairá a 2.ª parte deste livro e sabe-se que Martin previu contar estes 300 anos antes dos acontecimentos das Crónicas de Gelo e Fogo em dois livros... que, certamente, em Portugal, corresponderá, como é habitual, a dois volumes por livro, num total de quatro. O 1.º já está, o 2.º vem a caminho e, o resto... a seu tempo!

Sem comentários:

Enviar um comentário