Páginas

quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Lido: Chocolate, de Joanne Harris

Tal como a maioria das adolescentes dos anos 90, vi o filme "Chocolate", com Johnny Depp e Juliette Binoche. Tinha 17 anos, em 2000, altura em que o filme saiu, e aquilo que vi, era um filme de amor quase perfeito. E depois disso, já o devo ter visto mais meia dúzia de vezes, e cada vez, mostra-me uma parte, um segmento, uma conversa ou uma simples linha de diálogo que não me tinha apercebido anteriormente. 

Para a maratona Estações Literárias, era pedido que lêssemos um livro em que a comida fosse a protagonista. E, não sei porquê, imediatamente, lembrei-me do livro que deu origem a este filme. E não me senti minimamente defraudada.

Vianne, acompanhada da filha Anouk, chega a uma pequena aldeia, por alturas do Carnaval. E é aí que decide assentar (mesmo que por pouco tempo), e abrir uma chocolateria. Todos os dias, dedica-se à sua confeção, e a sua montra é uma verdadeira tentação. 

Para quem não é religioso, resta-me dar uma pequena explicação: após o Carnaval, dá-se início à Caminhada da Quaresma, que termina no Domingo de Páscoa. Pede a Igreja que durante esses 40 dias, os cristão façam jejum e se abstenham de tentações. 

Abrir uma loja de chocolates, em frente à Igreja da aldeia, durante a Quaresma é, portanto, uma afronta ao padre local que tudo faz para afastar (e sabotar) a misteriosa Vianne que, por todos os meios, vai conhecendo e ajudando aquela comunidade que se rege, em grande parte, pela lei da Igreja. ,

E a figura tão constante do chocolate, a sensualidade do chocolate, a doçura do chocolate - que também pode ser amargo, a tentação do chocolate que irá manifestar-se um bocadinho em cada pessoa daquela aldeia. E a própria Vianne, tão livre de amarras, sempre tão feliz e solícita, solteira com uma filha é um alvo a abater daqueles que zelam pela moral e bons costumes. 

É um livro delicioso. Foi a minha estreia a ler Joanne Harris e adorei conhecer a versão literária de um filme que me apaixonou na adolescência.  

Sem comentários:

Enviar um comentário