Páginas

quarta-feira, 27 de março de 2019

Outra maratona: as minhas escolhas

Terminada a maratona "Livropólio" que terminei num 11.º lugar em 162 participantes, está na hora de abrandar o ritmo. Pensava ela, com boas intenções. 

Pois que, no dia 25, teve início outra maratona literária "A Volta ao Mundo em 15 Citações". Aqui, é proposto lermos uma série de livros cujos autores sejam naturais do país ou conjunto de países designados. Por cada "viagem" (livro), temos de guardar uma "recordação" (citação). 

Já preparei a minha lista de livros a ler, e tentei integrar: aqueles livros que já pretendia ler e aqueles livros que tenho há "n" tempo e que, simultaneamente, possam servir para participar em outros desafio (no dia 1 de abril sai um post, onde falo deles). 

Por coincidência, ou talvez não, 1/3 dos autores que escolhi foram galardoados com o Nobel da Literatura. 

Como estou a terminar um outro livro, ainda não comecei a ler, mas conto iniciar ainda esta semana. Esta maratona termina a 21 de julho. Estas foram as minhas escolhas:

1 América Latina (escolher 1 país) 
Ninguém escreve ao Coronel, de Gabriel García Márquez - já me falaram muito bem deste livro e quero continuar a explorar o amigo Gabo. Prémio Nobel da Literatura em 1982

2 Espanha 
Tempo entre Costuras, de Maria Dueñas - quem o lê, gosta muito. E estou curiosa. Insere-se num dos projetos, para ler autores espanhóis.

3 Reino Unido (ou) Irlanda
A laranja mecânica, de Anthony Burgess - comprei este livro há poucos dias quase por acaso; precisava de ter um determinado valor em livros para usufruir de um desconto e peguei nele. 

4 Itália 
Se isto é um homem, de Primo Levi - há muito tempo que pretendo ler este livro, e está aqui a oportunidade. 

5 Países nórdicos (escolher 1 país) 
Para aqui, ainda não está plenamente decidido. Mas talvez um policial/thriller daqueles de arrepiar os pelinhos da nuca.

6 Japão 
A Casa das Belas Adormecidas, de Yasunari Kawabata - não tenho muito o hábito de ler autores asiáticos. Porquê? Não sei. Não calha. E este livro anda a "passear" no Kindle quase desde o 1.º dia. Acho que está na hora de o "despachar". Prémio Nobel da Literatura em 1968. 

7 Ex-URSS
Ainda não decidi. Tenho por ler vários autores russos e vários livros. O Doutor Jivago, Anna Karenina, Guerra e Paz, Crime e Castigo, Os Irmãos Karamazov. Ainda estou a meditar nesta "viagem". 

8 País à escolha (Não pode ser repetido)
Neve, de Orhan Pamuk - Turquia - este é outro livro que vive no Kindle desde o princípio dos tempos. Prémio Nobel da Literatura em 2006.

9 E.U.A. (ou) Canadá
Por quem os sinos dobram, de Ernest Hemingway - vai ser leitura conjunta com a Cristina do blogue e canal Linked Books. Integra-se também no desafio do Abril Histórico. Prémio Nobel da Literatura em 1954

10 Portugal 
As Intermitências da Morte, de José Saramago - é uma releitura. Foi o 2.º livro de Saramago que li, e aquele que me entusiasmou para ler mais. Tinha-lhe perdido o rasto, julgava que estava encaixotado para todo o sempre, até que mo devolveram. E a paixão voltou. Serve para o desafio Lusiteratura. Prémio Nobel da Literatura em 1998.

11 França 
Também estou muito indecisa. Tenho vários que podem entrar nesta categoria. Portanto, para já, fica em aberto. 

12 Brasil 
Úrsula e outras histórias, de Maria Firmina dos Reis - são contos brasileiros do século XIX (creio... peço desde já desculpas, se estiver equivocada). Este livro está disponível, de forma gratuita, no site da Amazon. Com ele, consigo participar no desafio dos contos e do Ler Brasil.

13 Países árabes (escolher 1 país) 
Outra categoria em stand by. Estou inclinada para ler O Menino de Cabul, de Khaled Hosseini, mas não sei ainda.

14 Países africanos (escolher 1 país) 
Hibisco Roxo, de Chimamanda - esta autora anda nas bocas do mundo. E eu quero saber porquê. Das sinopses dos livros, este foi aquele que me interessou mais. 

15 China
O problema dos três corpos, de Liu Cixin - nesta escolha, fiz batota. Não me ocorria nenhum escritor chinês, então googlei "escritores chineses" e fui parar a uma página qualquer que elencava o nome de alguns autores chineses. Pesquisei-os e Liu Cixin foi o que me pareceu mais interessante. Este livro é o primeiro de uma trilogia. E o autor, de acordo com a Wikipédia, foi nove vezes campeão do Prêmio Galaxy (o de maior prestígio literário de ficção científica da China). 

Provavelmente, esta lista deverá sofrer alterações. Ainda tenho de inserir livros, e a probabilidade de alterar as minhas escolhas é imensa. Mas ficam, para já, estas intenções. 

1 comentário:

  1. Belíssima lista! Também estou muito entusiasmada com esta Volta ao Mundo! Não consigo resistir a projectos!
    Ai, As intermitências... "Meu querido" Saramaguinho!

    ResponderEliminar