Páginas

quinta-feira, 14 de março de 2019

Lido: Os três casamentos de Camila S., de Rosa Lobato de Faria


Maravilhoso. Nunca tinha calhado ler Rosa Lobato de Faria, e este livro apaixonou-me. Estamos nos anos 80, e Camilla, uma respeitável senhora de 90 anos, decide começar a escrever as suas memórias, baseada nos seus diários de juventude.

O livro é uma viagem pela vida de Camilla. Órfã, a viver com os velhos, e pouco mais que uma criança, é prometida em casamento a um homem muito mais velho, para que, com a morte dos tios, tenha em quem se apoiar.

A sua mãe-de-leite, uma mulher, descendente de ciganos, profetiza que Camilla só casará com homens cujo apelido começa com a letra "S". Uma noite, apaixona-se por André Sobral, curiosamente, o único homem com quem não casará. Camilla casa (três vezes), tem filhos, netos e bisnetos. Camilla tem alegrias e tristezas. A vida de Camilla está nestas páginas.

Desde o regicídio, 1.ª Guerra Mundial, passando pela instauração da ditadura salazarista, pela Guerra Colonial, e 2.ª Guerra Mundial - são muitos os eventos históricos que Camilla nos conta, com um olhar muito pueril, dado que as senhoras não falam de política.

É um romance, sim. Sabe-se lá há quanto tempo, não lia um romance, mas está escrito de tal forma que dei por mim a chorar nas páginas finais. A forma inocente, pueril, mas, ao mesmo tempo, poética como este livro está construído, é fantástica.

Quando comprei "Os três casamentos de Camilla S.", comprei também "A trança de Inês". E já me recomendaram "Pássaros de Seda" e "Romance de Cordélia". Cara Rosa, lamento tanto, mas tanto não ter tido a presença de espírito de a ler enquanto foi viva. Perdoa-me, Rosa?

(este livro entra na categoria "escrito por figura pública" do desafio #lusiteratura da Patrícia Rodrigues. Saber mais aqui)

Reading Challenge: 25/45

3 comentários:

  1. Li Pássaros de Seda há uns anos e gostei muito. Depois, não me perguntes porquê, nunca mais li nada desta autora... A ver se remedeio isso um dia destes, começando com este, para o qual me chamaste a atenção!
    Beijinhos e leituras muito saborosas!

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana. Lembro-me de, há muitos anos, uma professora do secundário ter falado de Os Pássaros de Seda. Achei o nome genial, mas nunca me deu para o ler.
    Há umas semanas, fez-se luz e acabei por comprar esta edição de bolso (e também A trança de Inês). E eu que não sou tanto de romance, achei este maravilhoso.
    E culpo-me mesmo por nunca ter prestado atenção à "nossa" Rosa Lobato de Faria.
    Beijinhos

    ResponderEliminar