Páginas

terça-feira, 12 de março de 2019

Lido: A Filha da Floresta, de Juliet Marillier

Foi em algum canal do Youtube que ouvi falar, pela primeira vez, da trilogia Sevenwaters. Mais do que um booktuber elogiou a escrita e a história.

Além de policiais, livros de espionagem, históricos... também me pelo por um bom livro de fantasia. E este primeiro livro A Filha da Floresta é um desses bons livros de fantasia.

Demorei muito mais do que pretendia - apesar de não ser um dos maiores que já li (448 páginas) - mas não foi por não gostar. A vida intromete-se nos nossos hobbies, como digo muitas vezes.

Este livro conta-nos um pouco a história de sete irmãos, filhos de Collum, Senhor de Sevenwaters e senhor da guerra: Liam, Diarmid, os gémeos Cormack e Connor, Finbar, Padriac e a pequena Sorcha. Cada um deles tem uma característica especial que o torna especial. Tal como diziam, eram sete ribeiros de um único rio.

Sevenwaters é um território quase inexplorado da velha Irlanda, dos duendes, fadas e de histórias fantásticas. Contudo, encontra-se em guerra com os bretões. Lord Collum, certa vez, regressa de uma das suas prolongadas ausências, trazendo consigo Lady Oonagh, a sua noiva, que se revelará como uma feiticeira.

Após dominar o espírito de Collum, Oonagh tenta livrar-se dos sete irmãos e quase consegue. Sorcha escapa, por pouco ao feitiço, e cabe-lhe a ela libertar os irmãos. Mas, para chegar até esse momento da libertação, a jovem é sujeita às mais terríveis provações.

Gostei imenso desta leitura, e apesar de ter terminado há poucos minutos, estou ansiosa para regressar a Sevenwaters. Mas, para já, vou "tirar umas férias", e deixá-lo em pousio, para digerir o que mais será acrescentado a esta narrativa. Dei-lhe 5 estrelas, sem hesitação. É realmente um excelente exemplo de como a fantasia é muito mais do que dragões.

Quase me arriscaria a dizer que me fez lembrar d'As Brumas de Avalon. A componente de magia, a força das figuras femininas e a sua importância para a história... sem esquecer aquele "tudo-nada" de folclore narrativo, das lendas e das histórias contadas por gerações. Adorei, sem dúvida. Registem aí: Trilogia Sevenwaters, livro 1 A Filha da Floresta, de Juliet Marillier.

Reading Challenge: 24/45

Sem comentários:

Enviar um comentário