Leio desde que me lembro de mim como gente. E comecei a escrever em blogues há mais de 11 anos. Porque não juntar estes dois amores num único espaço? Aqui, só cabe aquilo que gosto... conheçam as minhas escolhas!
domingo, 10 de março de 2019
Lido: Capitão de Mar e Guerra, de Patrick O'Brian
TERMINEI!!! FESTA!!! Um mês e dois dias para ler 415 singelas páginas. Realmente, quando os livros encalham, não há muito a fazer.
Nunca vi o filme "Master and Commander" (2003), que é a adaptação cinematográfica deste livro. Vi o trailer, apenas, e... agora vem a expressão sexista... é um bocado para gajo. Tanto o livro, como o filme. Demorei bastante a entrar no ritmo, confesso. É um livro publicado em finais dos anos 60 (apenas nos anos 2000, em Portugal), e com enfoque na Armada Real Inglesa, na vida de uma embarcação de guerra, durante o início do século XIX - quando Inglaterra e França andavam entretidos em escaramuças.
Jack Aubrey é o capitão do Sophie, e Stephen Maturin é o médico do barco. Entre os dois nasce uma grande amizade, e neste primeiro livro da trilogia assistimos a esse processo.
Não me vou alongar muito, porque, além de uma série de perseguições em alto mar, disparos de canhão, e um conselho de guerra, não há muito a descrever. As cenas de batalha naval eram as únicas com um ritmo suficientemente rápido, tudo o resto era descrito devagar-devagarinho. Todos os termos náuticos da época... são para esquecer! Bem que os senhores da ASA colocaram um desenhinho de um barco com os nomes de todas as velas e das cordas e dos mastros... mas #sóquenão.
O fim do livro estava a ficar bastante interessante, por isso, sinto-me um pouco mais animada para o 2.º volume. Que não vai ser para já. Vou fazer um intervalo, para respirar fundo antes de me mandar para esta empreitada.
Para já, vou terminar o 1.º livro da trilogia Sevenwaters. Uma coisinha mais ligeira. Tipo um "amuse bouche".
Etiquetas:
ASA,
lido,
Patrick O'Brian,
trilogia Master and Commander
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário