Páginas

sexta-feira, 20 de março de 2020

Lido: O Trilho da Morte, de Sara Blædel

Depois de O Monte dos Vendavais, li um thriller para mudar um bocadinho o registo. Apanhei o livro com 50% de desconto, há uns tempos, no Continente e aproveitei.

Da autora, só li apenas um livro, As Raparigas Esquecidas. Lembro-me de ter gostado, mas não me consigo recordar da história, portanto, quando comecei a ler este volume, senti que faltava qualquer coisa - muito provavelmente o que se passou algures no livro anterior - mas não me impediu de retirar prazer nesta leitura.

É um thriller dinamarquês. Bastaria dizer isto, para que entendessem o que não foi dito, certo?

Louise é encarregada de investigar o desaparecimento de um rapaz de 15 anos, uma semana depois. Nas primeiras diligências, descobre que o rapaz é filho do talhante da sua cidade, que, anteriormente fazia parte do círculo de amigos do seu namorado falecido há anos...

A detetive não perde, obviamente, a oportunidade de fazer uma investigação 2 em 1: descobrir onde está o rapaz e descobrir o que aconteceu verdadeiramente ao namorado, numa altura em que iam viver juntos.

O que gostei mais neste livro foi o facto da autora ter explorado um pouco as religiões antigas daquele território; religiões essas que vêm do tempo dos vikings e que têm uma componente quase mitológica.

Além do desaparecimento, temos rapto, homicídios, violações, manipulação, as inevitáveis mentiras e engodos, fanatismo... um sem número de coisinhas boas para os fãs de policiais. O Trilho da Morte não é tão sangrento ou doentio, como outros que já li, mas é uma leitura interessante para "desenjoar".

(li, em setembro, "Crime, disse o livro", 
mais recentemente li "A Mulher no Expresso do Oriente", 
dois policiais com fortes ligações a Agatha Christie, 
e foi preciso recuar a julho, para encontrar um "puro" thriller nórdico)

Curiosidade que me deixou feliz: ao partilhar uma fotografia deste livro no Instagram, a própria autora colocou o seu "like" que fez o meu dia.  Sara Blædel, se me estás a ouvir, és a mulher!!! 

Sara Blædel escreve muito bem. Os capítulos são intensos, raramente há momentos mortos, e, apesar de ter percebido para onde ela se estava a encaminhar, não deixei de me surpreender.  

Sem comentários:

Enviar um comentário