Páginas

terça-feira, 11 de junho de 2019

Lido: O Jogo do Anjo, de Carlos Ruiz Zafón

Como explicar esta situação? Li este livro em dois dias. Assim mesmo. Decidi, na minha última visita à biblioteca, na passado dia 30 de maio, trazer o 2.º livro da saga do Cemitério dos Livros Esquecidos e comecei logo a ler.

Na 6.ª feira, não tinha muito trabalho, e li mais. Irritei-me durante a tarde - com questões que nada têm a haver com livros e leitura - e para ver se a neura passava, li mais um bocado. E quando dei por mim, já tinha ultrapassado o meio. No sábado, depois de alguns afazeres, estive a ler. E mais um bocadinho antes de dormir. E era quase 1 da madrugada quando pensei que, talvez, fosse boa ideia deitar-me... a faltarem 20 páginas para o final. Terminei no domingo, dia 2 de junho, obviamente.

(Entretanto, este post já está a sair tarde e más horas, porque, mais uma vez, a vida e o trabalho intrometem-se no meio das minhas leituras)

O Jogo do Anjo não é uma continuação de A Sombra do Vento. Funciona, sim, como uma prequela, já que os acontecimentos são anteriores aos do 1.º livro da saga. São livros independentes. Não é necessário ler um para entender o outro, mas complementam-se e partilham personagens e o ambiente fantástico e gótico de uma Barcelona, no início dos anos 20, do século XX.

A escrita de Zafón é irrepreensível. Não há uma vírgula fora do lugar. Não há uma rua que não tenha saída.

Neste livro, que, como já disse, é anterior aos acontecimentos de A Sombra do Vento, conhecemos David Martín, um jovem e desconhecido escritor, que trabalha num jornal barcelonês, a fazer trabalhos de pouca montra. Um dia, é desafiado a escrever um texto ficcionado para o jornal onde trabalha e aí se nota o seu talento para a escrita.

Martín é muito ajudado por Pedro Vidal, um homem bastante rico, filho do principal accionista do jornal e pretenso escritor. Nesta obra, conhecemos também Cristina, filha do motorista de Vidal. Um dia, David é contratado para escrever um conjunto de obras, mas sob pseudónimo: A Cidade dos Malditos, um conjunto de escritos de crime e terror, que colhe bastante sucesso e lhe permite uma vida mais cómoda.

David descobre, entretanto, que tem uma doença terminal. Sem esperança, é contactado por uma estranha figura, Andréas Corelli, que, em troca pela sua saúde, o desafia a escrever um livro que irá revolucionar todo o Mundo.

Como não podia deixar de ser, nada é tão linear e tão simples como parece à primeira vista. O livro termina já depois do nascimento de Daniel Sampere - o protagonista de A Sombra do Vento. O avô dele é um dos grande aliados de David, como veremos ao longo da obra.

Adorei. Zafón é um daqueles nomes da literatura que quero conhecer mais e melhor.

1 comentário:

  1. Tão, mas tão bom quando as leituras são assim compulsivas e viciantes!
    Como sabes, amo Zafón, embora esta obra em particular não me tenha cativado assim tanto por causa do seu lado mais fantasmagórico ou sobrenatural!
    Venham agora os volumes restantes da tetralogia! Espero que os saboreies com a mesma intensidade!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar