Páginas

domingo, 30 de junho de 2019

Lido: As Noites das Mil e Uma Noites, de Naguib Mahfouz

Este livro conta para dois desafios: a maratona Volta ao Mundo em 15 Citações, na categoria "Países Árabes" e para o BookBingo, na categoria "livro esquecido na estante há mais de 3 anos". Cabe também no meu desafio pessoal de ler mais Prémios Nobel da Literatura.

1.º pensava que tinha o desafio da Volta ao Mundo completo, até um participante ter alertado os gentios que Khaled Hosseini, do Afeganistão, não podia ser, porque este país, se situa... imagine-se no meio da Ásia.
Todo um balde de água fria graças aos senhores americanos para quem, tudo o que não é americano, é árabe. A todo o povo afegão, as minhas desculpas, e confesso publicamente o meu total desconhecimento onde se situa o vosso país. 

Até que depois encontrei este meu exemplar de As Noites das Mil e Uma Noites, de um laureado com o Nobel, oriundo do Cairo: Naguib Mahfouz.

O básico dos Contos das Mil e Uma Noites: um sultão, desvairado ao saber da traição da mulher, decide, após matá-la, dormir todas as noites com uma rapariga diferente, matando-a de manhã. E nisto, passam-se alguns anos. Xerazade, filha do vizir, acaba por ser levada ao sultão.
Mas, nisto, sabendo o que a esperava de manhã, começa a contar uma história. De manhã, a história ainda não conheceu o seu fim, e o sultão, curioso, continua a chamá-la, para saber como acaba. Ao fim de alguns anos, Xerazade é tomada como esposa do sultão, que se encontra arrependido dos seus atos no passado.

Este livro pega no momento em que o sultão chama, ao palácio, o pai de Xerazade e lhe comunica que decidiu tomá-la como esposa. Logo, nas primeiras páginas, vemos uma Xerazade não muito convencida que o sultão modificou o seu comportamento, e com receio que o seu ímpeto sanguinário regresse.

Ao mesmo tempo, a cidade vive tempos conturbados, provocados por alguns génios. Muitas mortes acontecem, muitas aventuras e muitas intrigas palacianas se desenrolam em pouco mais de 200 páginas.

Tive um arranque lento. Estava ali qualquer coisa que me impedia de avançar, mas entretanto, deu-se um "clique" qualquer e, indo na página 64, termi
nei num piscar de olhos.

No GoodReads, atribuí 5 estrelas - mas, no meu coração é um 4,5. Muitos nomes, muitas personagens, génios com a mania das grandezas... enfim, complicou um bocado, no início, até ter decidido ignorar os nomes daquela santa gentinha toda, e concentrar-me no resto.

Citação escolhida:
Se salvares a tua alma de ti mesmo, terás pago o seu direito, e se as pessoas se salvarem de ti, então terás pago os seus direitos.

Sem comentários:

Enviar um comentário