Páginas

sexta-feira, 5 de julho de 2019

Lido: O Homem da Areia, de Lars Kepler

Que livraço! Ainda tenho os pelinhos dos braços arrepiados. Remonta a dezembro/janeiro, a última vez que li algo que sequer se assemelhasse a um thriller. E já não me lembro da última vez que li um nórdico.

Comprei, há algumas semanas, este "O Homem da Areia" de Lars Kepler, e se, inicialmente, fiquei "lixada" por me aperceber que faz parte de uma saga, também rapidamente isso se dissipou quando li, algures, que podia ser lido como um "stand-alone", ou seja, faz parte de uma série, mas, se lido individualmente, não faz mossa. E assim foi.

Já estava desacostumada de thrillers nórdicos: aquela crueza nas descrições, aqueles banhos de sangue, aquela "miaúfa" psicológica provocada no leitor, aquela sensação estranha de que podemos ser esventrados a qualquer instante... ahhhh, saudades.

O livro começa a descrever uma cena em que vemos um jovem a caminhar, durante a noite, junto a uma linha de comboio. O sangue congelou nas suas roupas - só Deus sabe como a Suécia pode ser fresquinha à noite! Adiante... logo de seguida somos apresentados a um médico que inicia o seu 1.º dia numa unidade de alta segurança de psiquiatria de um hospital. Todos os olhos dos médicos, assistentes e técnicos estão em Jurek Walter, um assassino impiedoso, apanhado e encarcerado há 13 anos.

Mais tarde viremos a saber que o jovem que vimos na introdução é Mikael, um rapaz que foi raptado, com a irmã, há 13 anos, e que nunca havia sido encontrado. Automaticamente, um dos responsáveis pelo caso do duplo rapto, é alertado: Joona Linna.

Também o comissário teve um passado com este serial killer, e é necessário - urgentemente - encontrar a irmã de Mikael que ainda poderá estar viva, mas gravemente doente.

De arrepiar. O livro tem 500 páginas, mas apenas no 1.º dia, li quase 200; ontem à noite, cheguei às 400 e tal. Os capítulos são extremamente curtos 2/3 páginas (às vezes, uma página e meia), e só queremos saber o que vai acontecer a seguir. Ficamos numa ânsia perfeitamente descontrolada e só queremos ler e ler e ler... muito bom. Estou mesmo muito satisfeita e recomendo a quem gosta de thrillers de cortar a respiração.

Esta leitura conta para a maratona "Volta ao Mundo em 15 Citações" (categoria: países nórdicos) e no Book Bingo (categoria "livro que se passe num lugar onde gostasses de passar férias").

Citação escolhida:
"Passados cinco dias, a Polícia emitiu um alerta. Mas Joona Linna não apareceu e, seis meses depois, as buscas foram suspensas. Apenas Saga Bauer continuou a procurá-lo, porque sabia que ele não estava morto". 

Sem comentários:

Enviar um comentário