Páginas

quarta-feira, 31 de julho de 2019

Lido: O Destino do Capitão Blanc, de Sérgio Luís de Carvalho

Raramente encontro livros portugueses, sobre a I Guerra Mundial. É problema meu? Ou não há assim tantos? Esclareçam-me, por favor.

Esta leitura foi realizada no âmbito do projeto da Patrícia Rodrigues, Lusiteratura, e uma das categorias de julho era "romance histórico". Já tinha ouvido várias vezes, o nome deste autor. Tenho inclusivamente um dos seus livros cá em casa, mas trata-se de um livro de perguntas e respostas sobre alguns momentos da História de Portugal.

Assim, temos o Capitão Blanc, que é destacado, pouco antes do Armistício de Novembro de 1918, para ir para França para elaborar um relatório político-militar sobre as suas observações em campo, tanto do Corpo Expedicionário Português, como dos Aliados.

Contudo, aquilo que vê, vai muito além do que esperava. Muitas mortes, muita incompetência, muito desleixo... há medida que o tempo passa, as impressões sobre aquela guerra não se alteram, e isso é bastante evidente nos textos que envia para Portugal, já que Blanc é, simultaneamente, correspondente de um jornal, ligado à ala sidonista.

Todas as experiências que Blanc passa em França alteram de uma maneira inexplicável toda a sua percepção. E, já em Portugal, tinha havido uma nova mudança no Governo, e o seu relatório não é acolhido da forma que ele julgava.

As descrições do autor são de arrepiar. São tão bem escritas, tão vívidas, que cheguei a sentir-me francamente mal-disposta. O final foi inesperado. Não era de todo o que eu esperava, e fiquei desiludida. Atenção: a culpa não é do autor, é minha! O senhor não estava ali para fazer "fan service", entenda-se!

Curiosidade: não conheço o autor, foi a 1.ª vez que li algo dele, mas dá-me a ideia que ele deve ser meu "vizinho". Um dos personagens, o ordenança do Capitão Blanc, é um soldado, o Teles. Um rapaz extremamente cansado da guerra, oriundo de Colares. E mesmo o nosso Capitão Blanc tem várias memórias de quando era mais novo e passava temporadas em casa de uma tia, em Sintra. Fiquei com o feeling que tanta referência a Sintra quererá dizer alguma coisa... quem souber, por favor, deixe aí nos comentários: Sérgio Luís de Carvalho reside em Sintra?

Para quem não conhece a intervenção portuguesa na I Guerra Mundial - aconselho a começar por aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário