Páginas

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Lido: Nunca é tarde para mudar, de Marisa Galvão

"Espero que seja uma leitura agradável e quem sabe até inspiradora. Beijinhos, Marisa"

Esta é a análise há algum tempo na gaveta e que ainda não tinha tido a hipótese de publicar ainda. Com as férias, e o facto do Kindle andar sempre comigo, os livros físicos têm tido menos hipóteses de passear comigo.

Marisa Galvão é uma autora de Queluz que tive o prazer de "conhecer", no ano passado - não pessoalmente, por enquanto - mas através de notas de imprensa. Em 2017, lançou o seu primeiro livro "Um dia de praia" e, mais recentemente, o romance "Nunca é tarde para mudar".

Gentileza da própria, que me ofereceu um exemplar com a dedicatória com que abri este texto, pude conhecer Ricardo.

Ricardo é um jovem médico, da área do Porto, que acaba de ficar noivo de Bárbara, uma mulher lindíssima, elegante e bastante ambiciosa. Logo de início, percebemos que Ricardo gosta muito dela, mas quando o tema é "constituir família", Bárbara explode (mais tarde, viremos a saber o porquê... e, confesso, até nutri alguma simpatia por ela)

Não gostei da Bárbara logo de início... (Marisa, era este o objetivo???); fútil ao expoente máximo, esta personagem conseguiu irritar-me só de tentar criá-la, tentar ouvi-la e tentar senti-la na minha mente.

Depois de mais uma discussão, precisamente no dia do pedido de casamento, o casal separa-se e Ricardo decide mudar e tentar singrar por ele próprio... em Madrid. Quem o conhece, fica perplexo com a súbita decisão, mas Ricardo parece mais que decidido.

Em Madrid, conhece Beatriz, que o faz ver as coisas de uma outra perspetiva, com o "salero" espanhol que Ricardo bem necessita no momento... regressado a Portugal, para ultimar as mudanças para Espanha, descobre que Bárbara está grávida...

Não vou adiantar mais, porque julgo que "Nunca é tarde para mudar" merece ser descoberto por ele próprio. É um livro pequenino, lê-se muito bem, especialmente quando estamos já engrenados no "motor" Ricardo.  Para quem ainda estiver de férias, é perfeito para as tardes de praia em que gostamos de uma literatura leve e divertida.

E outro ponto positivo: a cidade do Porto. Só o facto do nosso protagonista ser portuense dá-lhe um charme especial. Adoro a cidade do Porto e adorei a escolha da Marisa Galvão de "fugir" da Lisboa tão habitual na literatura nacional. A determinada altura do livro, Ricardo vai a Matosinhos, e, de repente, vi-me também naquela praia lindíssima, onde estive há tantos anos.

Marisa Galvão tem uma escrita muito dinâmica. Não há momentos mortos, nem páginas para "encher chouriços" como tantas vezes encontramos em livros de autores mais conhecidos.

Podem encontrar o livro no site da editora Fly Books. O primeiro livro ainda existe em stock na FNAC e na Wook.

Sem comentários:

Enviar um comentário