Terminei há instantes de ler uma das novidades desta estação do Clube do Autor. Gentileza da editora, pude ler A Ilha dos Segredos.
Começo pelo título: às vezes, gostava que os títulos fossem menos traduzidos. Depois de ler o livro e de ver o título original, prefiro-o ao da tradução portuguesa: Among the lemons trees... acho que apela muito mais à Grécia e ao espírito romântico que o livro emana.
Trata-se de um romance perfeito para ler no verão, entre mergulhos, ou para "esplanadar".
Anna é artista freelancer, perto dos 50 anos, já com dois filhos adolescentes e um casamento estável de 25 anos. Um dia, o marido, após um problema cardíaco, diz-lhe que se apaixonou por outra pessoa.
Desolada e, especialmente, triste com o facto do marido ter colocado em causa toda uma vida em conjunto, Anna decide acompanhar o pai, já octogenário, no seu regresso a casa, numa pequena ilha grega.
Lá, Anna conheço Nicos, um pintor solitário por quem se apaixona; mas... é após encontrar um conjunto de cartas antigas, pertencentes à tia Ourania (uma prima direita do pai, que nunca casou) que Anna vai descobrir vários segredos que acompanham a sua família desde há mais de 60 anos. E, ao mesmo, tempo descobre os vários significados da palavra "amor" - que, em grego, pode ter quatro significações diferentes, consoante os "graus" de amor e os destinatários desse amor.
O livro não tem 300 páginas e lê-se perfeitamente em poucos dias, já que nos começamos a envolver na história dos protagonistas, nos amores e desamores, na descrição das paisagens e dos cheiros... e quando damos por nós, estamos a olhar para fotografias de ilhas gregas e a pensar na melhor altura de lá ir.
Sobre a autora
Nadia Marks(nome de solteira: Kitromilides - que significa "limões amargos")nasceu no Chipre, mas foi criada em Londres. Ex-diretora criativa e editora associada em diversas revistas britânicas de destaque, é agora romancista e trabalha como escritora freelance para várias publicações nacionais e internacionais.
Sem comentários:
Enviar um comentário