Páginas

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Daddy Long Legs

Mais um livro terminado. Desta feita foi a obra 'O Papá das Pernas Altas' de Jean Webster. A edição que li - novamente emprestada - data de 1961. Imagine-se: um livro, literalmente, mais velho do que eu.

O pobrezinho começa já a desfazer-se. Tentei não danificá-lo mais do que já estava )hehehe). Mas, em traços gerais, a história gira em torno de Jerusha Abbot (que se vai rebaptizar como Judy). Judy é uma orfã, que, através de um benfeitor do orfanato que habita, recebe uma bolsa para estudar na universidade. Esse benfeitor - que ela apenas viu uma vez - é apelidado de 'Papá das pernas altas', ajustando-se à única imagem que Judy tem dele.

A única condição que ele impõe para lhe pagar os estudo é que ela nunca tente procurá-lo e lhe escreva uma carta por mês, onde irá descrever os pormenores relativos à sua evolução académica.

Na escola, Judy conhece as suas colegas de quarto e futuras melhores amigas: Sallie e Julia. Elas convivem três anos juntas no colégio, partilhando experiências de crescimento, férias, parentes e Judy aprende o que pode ser ter uma família tanto nos aspectos positivos como negativos.

Durante o tempo de duração dos estudos, Judy escreve várias cartas ao seu 'Papá', frequentemente ilustradas por desenhos feitos pela própria... até que... descobre quem é o misterioso 'Papá das pernas altas'.

O livro é daquele tipo recomendado dos 8 aos 80 anos. Sabe bem ler em qualquer idade.

2 comentários:

  1. Hei-de ler, porque vi o filme de 1955 com o Fred Astaire e a Leslie Caron baseado neste romance, e era giríssimo!
    Obrigada pela dica ;)

    ResponderEliminar
  2. É tão amoroso que até faz impressão. As descrições que a Judy faz de tudo aquilo que a rodeia são hilariantes :))

    ResponderEliminar