Páginas

domingo, 4 de agosto de 2019

Lido: A guerra não tem rosto de mulher, de Svetlana Alexievich

Naquele dia, quando fui à biblioteca, a ideia era trazer o Vozes de Chernobyl, mas ao invés, trouxe este. E não me arrependo. Ouvi maravilhas do Vozes de Chernobyl, mas este é outro murro no estômago de todo o tamanho.

Não tive prazer absolutamente nenhum ao ler este livro. Trata-se de um conjunto de centenas de mulheres que combateram na 2.ª Guerra Mundial, integradas no exército russo. E há testemunhos verdadeiramente horríveis.

Estas mulheres eram voluntárias e desempenhavam todo o tipo de papéis, alguns deles associados a homens. Elas foram enfermeiras, médicas, cozinheiras, lavadeiras, mas também franco-atiradoras batedoras, piloto, tratoristas, mecânicas...

Aqui fala-se de tudo: da receção que tiveram, de como eram tratadas, do que sentiam falta, de amor... e também de como foi regressar - algumas delas, não tinham ninguém as esperá-las. O voltar às rotinas depois da guerra, o lidar com os traumas, numa altura em que falar do assunto era tabu, lidar com ferimentos...

Este livro foi editado algures nos anos 80, quando tinha passado menos de 50 anos desde a guerra. Muitas destas mulheres eram adolescentes durante esses tempos; situar-se-iam na casa dos 60 quando foram feitas as entrevistas... e nota-se em cada reticência, em cada hesitação, em cada silêncio, o sofrimento de deixar para trás as mães, pais, e filhos (em alguns casos), sem ter a certeza de os voltar a encontrar.

Morrer ou matar. Era esse o espírito transmitido por Estaline. Aqueles que fossem feitos prisioneiros deviam suicidar-se; era a única alternativa. Voltar, vivo, para casa, era uma desonra e uma traição ao País... significava que se era colaboracionista.

É um livro muito cruel. Chorei em muitas páginas e, sinceramente, não sei se estou pronta para o Vozes de Chernobyl.

Esta foi uma leitura no âmbito do Book Bingo Leituras ao Sol, categoria "autor que gostavas de conhecer".


Sem comentários:

Enviar um comentário