Páginas

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Contos Tradicionais da CPLP


Há umas semanas, no âmbito do Aqu'Alva Stória - Encontro Internacional da Narração Oral, que decorreu em Agualva-Cacém, tomei conhecimento da existência deste áudio-livro (eu só tenho o livro!)

Trata-se de uma compilação de contos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Cada país contribuiu com dois  contos, e as ilustrações são também da autoria de diversos artistas dos países que constituem a CPLP.

Como nasceu esta obra?
Em celebração dos 18 anos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), foi editado o áudio-livro “Contos Tradicionais da CPLP”, com os objetivos de promover a diversidade cultural e os laços linguísticos que unem e enriquecem os povos da CPLP junto do público mais jovem.

A obra comemorativa foi inspirada nas "Coletâneas da Literatura Oral da CPLP de/em Língua Portuguesa", elaboradas pelo Instituto Internacional da Língua Portuguesa. A publicação contou com o honroso contributo de grandes artistas plásticos, escritores, investigadores, atores, cantores e contadores de histórias dos nossos Estados-membros, que nos trouxeram as palavras, os sons, as cores e o imaginário das nossas sociedades.

Este projeto teve como um dos seus objetivos utilizar a tecnologia em prol de uma maior visibilidade do áudio-livro, levando-o ao maior número de crianças da nossa Comunidade, que encontrem nos Estados-membros da organização ou em qualquer parte do mundo. Desta forma, foi desenvolvida uma aplicação para dispositivos móveis e uma aplicação web do áudio-livro.

Acessibilidades
O áudio-livro encontra-se disponível para nas lojas Google e Apple, onde podem ser descarregadas, gratuitamente, para telemóveis e tablets. Esta aplicação contém os contos tradicionais narrados pelos artistas convidados, assim como as ilustrações realizadas para a obra. Na aplicação, poderão também ser encontradas cantigas de roda, assim como uma mensagem vídeo do Embaixador Murade Murargy, Secretário Executivo da CPLP.

Esta aplicação pode ainda ser utilizada no PC, encontrando-se disponível no Portal da CPLP em formato de arquivo RAR. Após descarregada, a aplicação pode ser visualizada, sem acesso à internet. Assim, bastará um acesso à rede para descarregar a aplicação, não sendo necessário no futuro estar ligado à internet para que possa usufruir dos contos e das suas narrações/ilustrações, permitindo a sua partilha em qualquer dispositivo.

(Mais informações disponíveis em: http://www.cplp.org/contostradicionais )


Celina Pereira (cantora e contadora de estórias), José Afonso (produtor musical) e Sidney Cerqueira (artista plástico) faziam parte da equipa de coordenação da obra que tenho em mãos.

Ainda não tive hipótese de explorar a fundo os contos, mas, a minha primeira nota de agrado vai para as ilustrações que são fora de série. Onze ilustradores deram vida a estas estórias, que são muito mais do que isso...

Obrigada a Celina Pereira que falou neste livro. E obrigada à representante da Direção de Ação Cultural e da Língua Portuguesa da CPLP.

Sem comentários:

Enviar um comentário