Páginas

sábado, 10 de março de 2012

Orgulho e Preconceito, de Jane Austen

Terminei, esta semana, um livro que há anos me "assombrava". Mais um daqueles casos em que passava por ele numa estante de uma livraria ou biblioteca e pensava "tenho de ler este" e nunca dava o passo seguinte.

Por coincidência, terminei agora mesmo de ver o filme "O Clube de Leitura de Jane Austen" e decidi que era o momento certo para deixar aqui o registo deste clássico.

Os Bennet são uma família de tradição na Inglaterra do século XIX, e têm cinco filhas, sendo Jane e Lizzie as duas mais velhas.
O livro começa com a chegada de Mr. Bingley, um jovem cavalheiro, que aluga uma propriedade no campo chamada Netherfield, perto dos Bennet. Com ele vêm a irmã Caroline e o seu grande amigo,Mr. Darcy.

Enquanto Bingley é bem recebido pela comunidade, Darcy mantém uma postura mais distante e desconfiada com relação às pessoas do campo. Bingley e Jane Bennet iniciam um relacionamento, apesar da oposição de Caroline Bingley, que considera Jane socialmente inferior.
Enquanto isso, Elizabeth é “ferida” pela rejeição de Darcy durante um baile, e decide rebater a indiferença dele com sua perspicácia e espirituosidade.

Todo o livro trata as venturas e desventuras do romance interrompido de Jane e Bingley, bem como da crescente admiração que Lizzie ganha por Darcy, graças ao seu cavalheirismo e discrição. É um romance notável e lamento profundamente não o ter lido antes.

Toda a ambiências, as personagens, a Lizzie Bennet... conquistaram-me e fazem pensar na importância que as sociedades, agora ou há 2 séculos, dão às aparências, ao que se tem ou não tem, ao que se parece ser. Tanto Lizzie, como Darcy, ou os Bennet aprendem, a duras custas, que tanto o orgulho, como o preconceito são defeitos capazes de atingir o mais honrado dos homens.

(todo o resumo na Wikipédia)

6 comentários:

  1. Por acaso também vi o filme e gostei bastante :D
    E também ainda não li esse livro (e fiquei com curiosidade)

    ResponderEliminar
  2. O livro tem variadíssimos pontos de interesse: o modo de vida das classes sociais daquela altura, o modo de falar, as tricas... sem esquecer que se trata de um clássico de sempre.

    Depois de ver o filme, fiquei com a "pulga atrás da orelha" para os restantes 5 livros :)

    ResponderEliminar
  3. Xs, lê, lê... nem que seja por ser um clássico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faltam-me apenas dois volumes - M. Park e N. Abbey. São uma delícia, as histórias destas personagens. A reeler. Tenho os volumes num cantinho dedicado. Como um tesouro.
      Abraço,

      Eliminar
  4. O meu problema é que, este mês, é curto de dinheiros, porque já vi todos os livros da Jane Austen por tuta-e-meia...

    ResponderEliminar