Terminei, em lágrimas, esta trilogia.
Este texto podia, perfeitamente, ser apenas a frase acima que ficaria feliz. Mas o Fredrik Backman escreve tantas coisas que fazem o leitor sentir tantas outras que seria injusto que o texto de supra-elogio de mais esta obra fosse apenas uma frase.
Li o primeiro livro, Beartown, em 2023, apesar de ele ter sido publicado algum tempo antes, 2021, creio. E desde 2021, que Backman, no alto da sua sabedoria, estava a delinear o plano maléfico de nos pôr a repensar todas as nossas escolhas de vida; e apegarmo-nos e gostarmos do Benji, da Ana, da Maya, do Bobo, do Amat e de todas as outras pessoas de Björnstad fazem parte dessas escolhas de vida.
Björnstad é uma cidade que respira hóquei. Mas o clube local já teve melhores dias. A grande esperança, de momento, é a equipa de juniores, mas, em particular, Kevin, a grande estrela.
Como em todos os livros de Backman, a cada página que vamos virando, sentimos que estamos a andar em cima de uma camada finíssima de gelo e percebe-se a milhas que o desastre está prestes a acontecer.
Ele também nem sequer se esforça para disfarçar, avisa-nos, e apenas adia o inevitável, até fazer do desastre uma sucessão de capítulos enervantes que queremos ler rápido para chegar ao momento em que todos são felizes oara sempre. Mas, Backman não é desses, e nem sempre todos vivem felizes para sempre. Alguns, sim. Todos, não.
Kevin vai ser um dos protagonistas de um evento que irá ficar conhecido em Björnstad como "a situação" e que vai interferir com a vida de várias personagens desta comunidade. Pessoas vão morrer, outras vão nascer e outras, inclusivamente, renascer.
A trilogia é composta pelos livros Beartown, Nós contra os outros e Os Vencedores e cada um deles dá tudo. Backman entrega-nos tudo: amor juvenil, momentos de coragem, mas também de dor, mortes, momentos de pura felicidade, momentos e pessoas que nos fazem rir quase ate doer a barriga, pessoas memoráveis (não me digam que a Alicia não é de verdade, ou vou começar a chorar, de novo!), pessoas simpáticas e outras menos simpáticas, pessoas que buscam a redenção, outras para quem o perdão está fora do alcance, pessoas como nós, mas com a diferença que vivem nas paginas de 3 livros.
Leiam Beartown. Leiam Backman.
Sem comentários:
Enviar um comentário