Páginas

quinta-feira, 13 de junho de 2024

Compras na Feira do Livro de Lisboa

Aviso à navegação: não estou extasiada de felicidade com os livros que comprei este ano, mas, quis fugir um bocadinho ao que habitualmente leio.

Um dos conselhos que dou ao Henrique é: quando lemos, temos toda a liberdade para escolher. Tanto podemos ler livros pequenos, grandes, de um único género, ou saltitar. Mas, nunca, nos devemos acomodar. Sair daquilo que é a nossa zona de conforto, pode trazer-nos surpresas incríveis.

Não comprei nada que tinha nas minhas listas. Há quem passe semanas a preparar a ida à Feira, quem organize a agenda em função da Horas H desta vida, ou dos escritores que irão estar presentes. Eu, no fundo, sou uma "Maria vai com as outras". 

Há umas semanas, fiz uma busca rápida sobre os vencedores do Man Booker Prize, e Julian Barnes era um dos nomes da lista (2011). "O Homem do Casaco Vermelho" era livro do dia quando fui à FLL e veio comigo. O que sei sobre um livro? Nada. 

Há muito que oiço falar de J. Rentes de Carvalho. Já não me recordo em que contexto, o nome dele surgiu-me, de novo, muito recentemente. Pesquisei um nadinha de nada sobre ele e este "Ernestina" apareceu-me como sendo a sua obra-prima. Calhou também ser o livro do dia, quando lá estive e trouxe-o. 


Não estou aos pulos como em outros anos, porque não sei o que esperar destes livros. Vou navegar no total desconhecido. Podem ser livros que irei amar para o resto dos meus dias, ou podem ser livros que irei amargurar o dinheiro que dei por eles. Quem sabe?

Não estou extasiada, mas sinto aquele nervoso miudinho de quem vai conhecer outro alguém pela primeira vez. Borboletas no estômago e não sei o quê mais. 

Alguém ainda me lê? Já leram estes livros? 

2 comentários:

  1. Também trouxe o Ernestina, pois nunca li nada desse autor e a sinopse chamou-me a atenção. Quanto ao Homem do casaco vermelho, comecei a lê-lo e aborreceu-me. Ainda insisti, mas lá para a página 100 larguei-o. Espero voltar a ele um dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo feedback. Já passou um quanto tempo e ainda não comecei a ler nenhum deles

      Eliminar