Páginas

segunda-feira, 7 de outubro de 2019

II Encontro de Booktubers

Vamos lá ver, não sou booktuber. Não tenho grande disponibilidade para tal, essa é a verdade. Para fazer vídeos, teria de abdicar de alguma coisa e... a família e os livros não são uma opção, senão... what's the point?!

Até podia fazer vídeos, mas não percebo puto de edição. Iria publicar vídeos, gravados com telemóvel, e com qualidade de 1960. Portanto, para já, cada macaco no seu galho... vou continuar a ler, a escrever aqui umas coisinhas e... um dia destes... pode ser que haja disposição para algo mais. Posto isto... não sou booktuber, mas fui ao Encontro em Leiria, no passado dia 5, que era aberto a book-bloggers e a instagramers.

E foi muito giro. Ao chegar lá, eu parecia uma groupie. Estavam lá a Silvéria, o Hugo, a Dora, a Elisa, a Isa, as Anas Lopes, a Roberta, a Dora Silva, a Cristina, as Marias João (Covas e Diogo), a Mafalda, a Sofia, o José... enfim, toda aquela gente que "bota faladura" sobre livros no Youtube, e cujos canais eu sigo. Havia ali aquela relação de "eu conheço-te, mas tu não me conheces".
O meu entusiasmo era comparável ao de uma adolescente a ir ao concerto do seu ídolo - mas daquelas adolescentes que passam duas noites ao relento, para conseguir lugar na fila da frente.

Tudo começou com a Rota Miguel Torga, onde pudemos conhecer os passos deste autor, durante a sua passagem pela cidade em finais dos anos 30, inícios dos anos 40. A registar: mais um livro na minha lista de obras a ler - A Criação do Mundo, de Torga.

Depois, houve um momento de troca de ideias com os autores Márcia Balsas e Ricardo Correia - o post sobre "O Regresso do Desejado" está atrasado, mas não esquecido. A parte da tarde abriu com mais uma conversa com Joana Afonso e André Oliveira, sobre BD.

O convívio com estas pessoas foi, sem sombra de dúvida, a melhor parte do dia. Encontrar alguém que fale a "mesma língua", que entende que ler é muito mais do que abrir um livro e seguir, ordenadamente, o que lá se encontra escrito... - fez o meu dia.







6 comentários:

  1. Olá!!
    Foi tão bom conhecer-te. Ainda hoje num vídeo sobre o que é isto de ser booktuber e o que ganhei com tudo isto.
    Foi um dia maravilhoso. Venham mais assim ��
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Também adorei conhecer-te cara-a-cara :)
      Acho que, no fundo, todos gostaríamos de ter mais tempo útil para os nossos espaços e desenvolver ainda mais este nosso hobby... temos que trabalhar com aquilo que temos e fomentar este tipo de encontros.
      Beijos.

      Eliminar
  2. Encontrei-te! ;) Também me senti adolescente histérica ah ah gente que fala a mesma língua! É bom sentirmo-nos compreendidos :) beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Yey. Às vezes, sabe bem conhecermos pessoas que... como disseste, e bem... nos compreendem. No meu círculo, ninguém lê tanto como eu, e sinto-me sozinha :\
      Beijinho

      Eliminar
  3. Olá!!!
    Ainda estou sob o efeito de um encontro tão, tão, tão bom!!
    Adorei o teu texto, porque me revejo naquilo que escreveste e adorei conhecer-te!!! A tua boa disposição é contagiante!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohhh, tão querida. Gostava muito de ter estado mais um bocadinho, mas também tive de sair, mas outras oportunidades virão :)
      Beijinhos

      Eliminar