segunda-feira, 7 de julho de 2014

Sonho Febril, George R. R. Martin

Vampiros, before it was cool!
(livro de 1982, um dos primeiros do autor de As Crónicas de Gelo e Fogo)

Rio Mississipi, 1857. Abner Marsh, capitão de barcos a vapor, depois de ter perdido a sua frota, é interpelado por um misterioso homem, Joshua York. A proposta: construir o barco dos seus sonhos, sem limites de despesas, e percorrer o rio em direcção a Nova Orleães, com a única condição de, em ocasião alguma, fazer perguntas sobre o próprio Joshua, os seus hábitos, os seus companheiros de viagem, as suas motivações, as suas acções...

Assim, nasceu o Fevre Dream: o maior e mais maravilhoso barco a vapor. Noventa metros de luxo, beleza, e velocidade. Enquanto que Abner, um verdadeiro homem do rio, pretende construir reputação com o seu Fevre Dream, participar em corridas com outros barcos (e vencê-los!), o enigmático e cavalheiresco Joshua tem outras ideias em mente.

Joshua é um homem estranho. Só sai à noite, e nunca é visto durante... tal como os seus companheiros. E, à medida que vão somando milhas até Nova Orleães, o peso do mistério torna-se quase insuportável para Abner.

Ao mesmo tempo que acompanhamos esta narrativa, somos introduzidos no mundo de Damon Julian, e da sua corte de sangue. Damon é altivo, quase majestoso, e suga o sangue de escravos, comprados pelo seu criado Sour Billy. As histórias do desaparecimento de vários negros na plantação do velho Garoux correm mais rápido do que o vento entre eles. Sabemos que são vampiros, numa época em que os mitos eram poderosos.

Mais tarde, e confirmando as suspeitas de Abner, Joshua conta a verdade: também ele é um vampiro, que pretende abolir os mitos sobre as "pessoas da noite", e tornar possível a vivência entre as duas raças.

Até que o caminho entre os dois vampiros se cruza.

Quem vencerá? Damon, o altivo, ou Joshua, o bom?

Sonho Febril é uma história de barcos a vapor, no Mississipi, no século XIX, que encontra uma história de vampiros.
Abner Marsh é um personagem fascinante: descrito como sendo dos homens mais feios do Mississipi, com 150kg, muitas verrugas, e bruto, é um anti-herói que adoramos e o seu Fevre Dream é o seu sonho tornado real.
Temos Joshua York que, inevitavelmente, imaginamos como um cavalheiro britânico, de cabelo branco e sempre vestido de branco (o lado bom? Pensaste nisso, GRRM?), e um Damon Julian de cabelos negros (Damon = demon? / cabelos negros = o mal?), e várias outras personagens que cabem bem em qualquer bom livro de barcos a vapor.

Sem comentários:

Enviar um comentário