quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

O Cão dos Baskerville, de Arthur Conan Doyle

Ontem à noite, vi mais um episódio da adaptação da BBC ao famosíssimo Sherlock Holmes e seu fiel Watson. O episódio era inspirado no livro "O Cão dos Baskerville". Aí lembrei-me que, efectivamente, nunca havia lido este episódio do mais famoso detective britânico. Hoje, procurei informações sobre o livro e eis que me deparo com uma versão brasileira do livro.

Li-o inteirinho no ecrã do computador durante manhã e tarde, enquanto ia desenvolvendo as minhas tarefas profissionais (foi um dia calmíssimo, acrescento já!).

O link é este.

Publicado em 1902, O Cão dos Baskerville conta a história do Solar dos Baskerville, que há 500 anos abriga a família de mesmo nome. No entanto, nasce uma lenda em torno de um dos Baskerville e de um suposto cão diabólico, que assombra a família, matando cada um de seus membros.

Já em 221B Baker Street, o Dr. Mortimer, amigo de Charles Baskerville (a última vítima deste cão demoníaco), pede ajuda a Holmes para desvendar o mistério do cão dos Baskerville, e apresenta o novo morador do solar, Sir Henry Baskerville, sobrinho de Sir Charles.

Adorei cada página. A imagem que escolhi para ilustrar este post é o das parsonagens de Holmes e Watson na adaptação que me levou a procurar esta obra (roubada daqui).

sábado, 14 de janeiro de 2012

Passatempo "Para ti, Campeão"

Durante o lançamento do livro "Para ti, Campeão" da Ana Maltez, comecei a desenhar na minha mente um pequeno passatempo. Contactei as pessoas responsáveis et voilá... surge no Capa Mole & Companhia o 1.º passatempo da sua curta história.

Em parceria com a Chiado Editora, temos 1 livro "Para Ti, Campeão" para oferecer. A participação é muito simples: antes de mais, os interessados devem "Gostar" da Chiado Editora no Facebook. Depois, terão de escrever uma frase sobre a força do amor - com um máximo de 50 palavras - e enviá-la para o mail capamole@gmail.com, com a indicação do nome de utilizador do Facebook (para a "amizade" ser confirmada).

A escolha da melhor frase vai estar a cargo do Capa Mole & Companhia e da Chiado Editora.

O/A vencedor@ será anunciad@ no dia 7 de Fevereiro, dia em que a Ana e o Rafael celebrariam mais um mês de namoro. Posteriormente, será contactad@ para serem combinados os pormenores do envio do prémio.

As participações só serão aceites até dia 31 de Janeiro. Participações a partir do dia 1 de Fevereiro já não serão aceites.

Podem começar em... 5 ... 4 ... 3 ... 2 ... 1 ... ZERO!!!

Boas frases e cá vos esperamos.



P.S.: Para aqueles que não quiserem esperar ou não quiserem participar, o livro está à venda em vários locais, sendo que um deles é no site da Chiado Editora. E relembro que os direitos de autor revertem para o Instituto Português de Oncologia (IPO).

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Para ti, Campeão, de Ana Maltez - parte II

Caros amigos e visitantes, vamos ter novidades quanto à obra "Para ti, Campeão", da Ana Maltez. Não deixem de visitar o "Capa Mole & Companhia" durante o fim-de-semana.

Para todos aqueles que vêm aqui ter, através do Google, em busca de informações sobre o livro, acompanhem este blogue, sendo que o "recado" no parágrafo acima é também para vocês.

Até sábado!! :)

domingo, 8 de janeiro de 2012

Para ti, Campeão, de Ana Maltez

Tenho andado muito desaparecida, eu sei. Compreendo a vossa frustração. "Onde andas, Cristina, onde andas?", oiço-vos. Ou não.

É muito simples. Ando muito preguiçosa. E a época das festas também não ajudou. Foram muitos dias em que apenas pensei em prendas, no que oferecer a quem, a pensar nas prendas que me foram "encomendadas", nos jantares de Natal com os amigos, com a família alargada, etc, etc, etc.

Este Natal, recebi dois livros. O pessoal começa a cansar-se de me oferecer livros, creio. "Perdida", de Mo Hayder (oferecido pela sogra), e "Antídoto", de José Luís Peixoto (oferecido pelos cunhados), foram os meninos que me vieram para às mãos.

Mas como ainda não terminei "O Memorial do Convento", do meu mais-que-tudo José Saramago, as duas prendinhas continuam na minha mesa de cabeceira intactas.

Posto isto, tenho a dizer que ontem, sábado, dia 7 de Janeiro, fui ao lançamento do livro "Para ti, Campeão" da Ana Maltez. A Ana é irmã de uma grande amiga minha e é jornalista na SIC. O namorado, Rafael, faleceu recentemente, vítima de um cancro, e a Ana - para tentar que a tristeza não a levasse a limites insuportáveis - começou a escrever ao Rafael. Pequenas cartas onde "falava" com ele e lhe contava coisas que não havia podido contar antes. Dessas cartas surgiu um livro.

"Para ti, Campeão" é a forma da Ana fazer o seu luto. Rodrigo Guedes de Carvalho e Bento Rodrigues, ambos jornalistas na SIC, assinaram a contra-capa e o prefácio (respectivamente), sendo que o 1.º texto que pode ser lido no site da editora (aqui). O Bento Rodrigues leu, a viva voz, o seu texto, durante a apresentação do livro.

Deixo também o link da reportagem que passou no espaço noticiário da estação, ontem à noite (aqui).