Páginas

domingo, 8 de janeiro de 2012

Para ti, Campeão, de Ana Maltez

Tenho andado muito desaparecida, eu sei. Compreendo a vossa frustração. "Onde andas, Cristina, onde andas?", oiço-vos. Ou não.

É muito simples. Ando muito preguiçosa. E a época das festas também não ajudou. Foram muitos dias em que apenas pensei em prendas, no que oferecer a quem, a pensar nas prendas que me foram "encomendadas", nos jantares de Natal com os amigos, com a família alargada, etc, etc, etc.

Este Natal, recebi dois livros. O pessoal começa a cansar-se de me oferecer livros, creio. "Perdida", de Mo Hayder (oferecido pela sogra), e "Antídoto", de José Luís Peixoto (oferecido pelos cunhados), foram os meninos que me vieram para às mãos.

Mas como ainda não terminei "O Memorial do Convento", do meu mais-que-tudo José Saramago, as duas prendinhas continuam na minha mesa de cabeceira intactas.

Posto isto, tenho a dizer que ontem, sábado, dia 7 de Janeiro, fui ao lançamento do livro "Para ti, Campeão" da Ana Maltez. A Ana é irmã de uma grande amiga minha e é jornalista na SIC. O namorado, Rafael, faleceu recentemente, vítima de um cancro, e a Ana - para tentar que a tristeza não a levasse a limites insuportáveis - começou a escrever ao Rafael. Pequenas cartas onde "falava" com ele e lhe contava coisas que não havia podido contar antes. Dessas cartas surgiu um livro.

"Para ti, Campeão" é a forma da Ana fazer o seu luto. Rodrigo Guedes de Carvalho e Bento Rodrigues, ambos jornalistas na SIC, assinaram a contra-capa e o prefácio (respectivamente), sendo que o 1.º texto que pode ser lido no site da editora (aqui). O Bento Rodrigues leu, a viva voz, o seu texto, durante a apresentação do livro.

Deixo também o link da reportagem que passou no espaço noticiário da estação, ontem à noite (aqui).

9 comentários:

  1. onde posso comprar o livro?

    ResponderEliminar
  2. amei seu carinho, amor, o companheirismo tudo hoje ouvi a sua historia e digo que chorei de inicio ao fim.... muitos parabéns mulher coragem.... Núria Neves

    ResponderEliminar
  3. Anónimo, não sei ao certo, mas tente procurar informações junto do site da Chiado Editora, que publicou o livro.

    http://www.chiadoeditora.com

    ResponderEliminar
  4. Núria Neves, a Ana teve uma atitude inimaginável perante esta adversidade, sendo tão jovem...

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Parabéns Ana!!! Estou adorar seguir os seus passos, para mim tornou-se numa Mulher inigualável. Pensava que não existia na vossa geração um Amor assim, tenho a certeza que o Rafael teve tudo de mais belo que uma mulher pode dar.

    ResponderEliminar
  7. Coragem Ana!! Sê forte e pensa que ele vai esperar por ti esteja onde estiver!!

    ResponderEliminar