Páginas

sexta-feira, 23 de agosto de 2024

O quarto de Giovanni

Acontece que estou de férias e tenho estado a pôr a leitura em dia.

Tenho lido bastante e estou muito contente com isso, especialmente porque li, pelo menos um livro, que andava há séculos para ler: O quarto de Giovanni, de James Baldwin.

David é um jovem americano que se encontra em Paris com a namorada, Hella. Dado que a relação entre os dois estava a ficar demasiado séria e que o casamento seria o passo seguinte, e não tão certa de querer dar esse passo, Hella decide viajar por Espanha, enquanto David se mantém na capital francesa.

Numa noite, conhece Giovanni, um jovem italiano, empregado num bar de fama dúbia. 

Nisto, os dois jovens iniciam uma relação amorosa, tendo David, inclusivamente, se mudado para o quarto onde Giovanni vivia. David sempre disse que, quando Hella, regressasse, iria voltar para ela.

Até que esse regresso se realiza e David abandona Giovanni, sem uma única palavra. Enlouquecido pela tristeza do abandono, Giovanni vê-se envolvido num viole to homicídio e é condenado à morte.

Este foi o primeiro livro de James Baldwin que li e fiquei maravilhada pela sua escrita de uma beleza, mesmo escrevendo sobre um assunto tão tabu. O quarto de Giovanni foi publicado, nada mais nada menos que em 1956.

A intensidade, a paixão, o desejo, a dor, o arrependimento são quase palpáveis em cada linha do texto.

O único livro que li antes e que me transmitiu as mesmas sensações que senti com esta obra, talvez tenha sido "A campânula de vidro" de Sylvia Plath. 
Temas completamente diferentes, personagens que não podiam ser mais opostas, mas... aquilo que as palavras escritas ecoaram dentro de mim... 

Só lido. Vão... Eu espero aqui por vocês. Juro. 

Sem comentários:

Enviar um comentário