Páginas

quinta-feira, 29 de julho de 2021

Lido: Última paragem, Massamá, de Pedro Vieira

A trilogia de livros lidos

Como definir este livro? Inicialmente, parece uma salgalhada. Comecei a ler, e rstive a uma migalha de desistir ali pela vintena de páginas, porque não estava com muita paciência para complicações. Meti o livro "A Estrela de Gonçalo Enes" (post de ontem) à frente e retomei-o na segunda-feira, dia 26, quando fui levar a 2.ª dose da vacina... assim tinha com que me entreter enquanto esperava. 

E assim, foi. Quando recomecei a ler, no meio da rua, na fila, não consigo explicar, mas fez-se luz e aquilo que, uma semana antes, me parecia estranho, agora estava perfeitamente percetível. 

A escrita de Pedro Vieira é cheia de subtilezas e de diretas, é cheia de referências e de relações, e embora algumas me tivessem passado ao lado - não sou assim tão inteligente!!! - houve outras que me faziam rir às gargalhadas. 

As personagens principais são Vanessa, Lucas e João, um triângulo de utilizadores da Linha de Sintra. Mas o livro é muito mais do que isso. É a história de amores trágicos, com um final trágico. É a história dos subúrbios de uma Cidade grande. É a história de uma doença e de como ela afeta todos aqueles que rodeiam o doente. 

"Última paragem, Massamá" revelou-se uma estranha e boa surpresa. As minhas expetativas eram zero. Não conhecia o autor, nem a história... tinha, mais ou menos, uma ideia do estilo, devido ao facto de o seguir nas redes sociais e de "conhecer" um pouco a maneira como ele introduz humor em situações que nada têm de engraçado. E esse estilo está ali. 

Fiquei muito satisfeita por não ter cedido à preguiça mental e ter continuado a apostar nesta leitura. Se o lerem, façam o mesmo. Se se sentirem a perder a batalha, dêem-lhe uns dias. Não é uma leitura simples, mas depois de entrarmos no ritmo, flui. 

Sem comentários:

Enviar um comentário