Páginas

sábado, 18 de maio de 2024

Desafio

Aii o que levarias para ler, se fosses para uma ilha deserta? Aii quais são os livros que gostarias de ler até ao fim da tua vida?

São mais que muitos os desafios que pululam por esta Internet fora. Damos um pontapé numa pedra (virtual) e saltam de lá mais 4 desafios literários.

Mas há uns dias, tropecei num - igual a tantos outros - mas que me fez rir.

Se fosses parar à prisão, por um crime menor, e se apanhasses, por exemplo, 1 ano, quais seriam os 10 livros levarias para a prisão contigo? 

(há um horizonte temporal credível e, com a faltinha de paciência com que ando, uma justificativa ainda mais credível para estar afastada da sociedade...)

Que livros levaria comigo se fosse de cana, amanhã?

- O Deus das Pequenas Coisas, de Arundhati Roy: já li este livro há tantos, tantos, tantos anos que gostaria de mergulhar novamente nesta história que nos conta muito sobre a cultura da Índia. Só me recordo muito vagamente da narrativa em si, mas tenho memória do sentimento quee despertou. 

- Os Capitães da Areia, de Jorge Amado: por causa de um dos últimos livros que li, recordei esta obra que foi aquela que me introduziu aos livros de Jorge Amado. Li este livro, sem exagerar, meia dúzia de vezes e gostaria imenso de o reler. 

- um livro do João Tordo. Qual? Não sei. Tinha de fazer "pim-pam-pum" aos que ainda não li. 

- Anna Karénina, de Tolstói: sim, ainda o estou a ler. E estou a ver que isto está para durar. 

- ando a ler a série Trono de Vidro da Sarah J. Maas, portanto, acho que levaria o 4° volume desta saga para ir intercalando com algum mais pesadote. 

(já vou a meio da lista, e não está fácil) 

- gostava muito de voltar a Murakami. Há muitos anos que não leio nada dele e escolheria, talvez, Norwegian Wood, que está na minha lista há meia vida. 

- Wolf Hall, de Hillary Mantel. Tenho o sacana do livro há minha espera, desde 2022, porque me troquei todinha e comprei o 2° volume da trilogia do Thomas Cromwell a pensar que era o primeiro, e depois não estava a perceber bilhufas e foi aí que percebi que sou uma inepta e tive de comprar o 1° volume. 

- Amores da Cadela Pura - confissões da Marquesa de Jácome Correia, de Margarida Victória: sei que li um livro qualquer que fazia referência a esta Marquesa, que era um bocadinho "à frente" para a sociedade da altura e descobri que tinha um livro em nome próprio e com este título absolutamente maravilhoso. Entrou na minha lista de desejos num piscar de olhos. 

(já só faltam 2)

- Arquipélago Gulag, de Aleksandr Solzhenitsyn (tive de fazer batota para copiar este nome). Há anos que este livro está na minha lista. Já li vários livros sobre campos de concentração nazis, mas russos, acho que não. E o facto deste livro não ser ficção; ser a descrição da vivência de alguém que esteve lá, deixa-me cada vez mais inclinada a pegar nele. Talvez num futuro próximo. Quando for dentro... 

(último, finalmente!) 

- Meio Sol Amarelo, de Chimamanda Ngozi Adichie: sabem há quanto tempo tenho este livro? Têm uma pequena noção? Alguma? Pois, há demasiado tempo. Comecei a lê-lo num ebook reader no telemóvel ate ter percebido que 700 e tal páginas são muitas páginas para estar a esforçar os olhos num ecrã pequenitates. 

Opiniões sobre estas escolhas?


Sem comentários:

Enviar um comentário