Páginas

domingo, 7 de março de 2021

Lidos: #24horas1livro

Durante o mês de fevereiro, decorreu mais uma edição do #24horas1livro, lançado pela Silvéria do canal The Fond Reader. A ideia é "celebrar" o mês de Fevereiro, o mais pequeno do ano, lendo os livros mais pequenitos das nossas estantes, em apenas 24 horas. 

Este ano, li três livros para este desafio:

- O Mandarim, de Eça de Queirós: somos apresentados à história de Teodoro, que embora não lhe falte nada, tem uma vida sempre sem dinheiro. Um dia, descobre a Lenda do Mandarim, que consistia em tocar a campainha em uma certa hora de forma que um mandarim morresse, deixando toda a riqueza para quem tocasse a campainha. Uma figura misteriosa faz com que Teodoro toque a compainha, e de repente tudo muda. Mas, visões do mandarim morto fazem com que Teodor tenha problemas de consciência e tente remediar todo o suposto mal que terá provocado à família do falecido. 

É um conto muito engraçado, aquele tipo de engraçado que só a literatura clássica consegue transmitir com elegância. Mais uma vez, Eça aproveita a ocasião para criticar ferozmente a sociedade hipócrita da época. Durante o tempo que Teodoro mostra a sua riqueza, não lhe faltam pessoas à sua volta, mas quando a aparência do dinheiro desaparece, tudo se desvanece. 

Esta leitura foi também incluída na lista da maratona Estações Literárias (categoria livro com menos de 200 páginas) e no projeto Inverno QB (letra Q).


 - Alice no País das Maravilhas, por David Chauvel, ilustrações de Xavier Collette e tradução por Pedro Cleto: não vale a pena estar a esmiuçar a história que já todos conhecem. Este livro faz parte da coleção Clássicos da Literatura em BD lançada pela RTP e pela Levoir. Não gostei por aí além da adaptação que foi feita, mas as ilustrações são lindíssimas.


 - Saga, volume Oito, de Brian K. Vaughan e ilustrações de Fiona Staples: não vou falar do enredo desta série, porque sendo este o 8.º volume, há muita história por trás. Mas, a cada volume tenho dado 5 estrelas... just saying!

Sem comentários:

Enviar um comentário