Páginas

sábado, 19 de janeiro de 2019

1.ª desistência do ano

Comecei a ler "O Cemitério de Praga, de Umberto Eco, três vezes. Na primeira vez, demorei tanto a recomeçar que já nem me lembrava como começava. Na segunda vez, tive a sensação que não estava a entender o que estava a ler. Comecei a terceira vez, e voltei a desistir.

O meu querido Eco... que desta vez não me conseguiu agarrar.

Creio que, às vezes, existem livros que têm o seu tempo para serem lidos; são livros que não estamos ainda preparados para os ler. E que, um dia, lá chegaremos.

Recordo-me que, na escola secundária, a professora de português, na altura em que estudámos "A Aparição", de Vergílio Ferreira, nos disse para darmos tempo à obra. Para a lermos alguns anos depois, porque a que veríamos com um olhar mais maduro, e sem ser sujeito à obrigatoriedade de um programa escolar.

Ainda não reli "A Aparição". Apenas por um motivo: ainda não encontrei o meu exemplar - deve estar encaixotado algures na casa dos meus pais, e ainda não o localizei. Não vou comprar outro, claro está. Mas quando o encontrar, vou romper a aura mística que o envolve.

Neste momento, acho que o mesmo está a acontecer com "O Cemitério de Praga". Sem stresses. Sem preocupações. Não tenho nenhum compromisso, e ele não foge. Tenho tempo e, um dia, vou estar na fase certa da minha vida para o ler.


2 comentários:

  1. Não sou a maior fã/admiradora de Umberto Eco, não gostei muito de O nome da Rosa e de outro que li dele e de que não me lembro o nome... Mas dou total razão à tua professora de português - A "Aparição" merece, sem dúvida, uma nova oportunidade, sobretudo quando somos mais maduros!
    Beijinhos e venham leituras mais saborosas!

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana. Eu adorei O Nome da Rosa. Ainda hoje o considero um dos meus preferidos de sempre. Li há uns anos "A Misteriosa Chama da Rainha Loana", mas, houve ali qualquer coisa que não pegou e não o entendi. Tenho também "O Pêndulo de Foucault", mas é uma edição com uma letra minúscula - e apesar dos meus 35 anos, já começo a ficar pitosguinha. Quanto à "Aparição", tenho de investigar melhor os caixotes. Beijinhos e obrigada pela visita.

    ResponderEliminar