Páginas

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

A Europa-América ainda mexe

Vivo, literalmente, a meia dúzia de minutos de distância da sede da editora Europa-América, em Mem Martins. Por razões que não vale a pena explorar, esta editora que fará, este ano, 74 anos, perdeu a corrida do frenesim editorial que se tem feito sentir nos últimos anos.

Contudo, mantém aberta, na sede, uma loja de venda ao público. Sempre que passo "à porta" - e não são tão poucas vezes quanto isso - penso que tenho de lá ir. E hoje, com um pouco de tempo, fui.

O senhor que me atendeu foi de uma simpatia extrema, e levou-me a conhecer, inclusivamente, o armazém deles. E sinceramente: podia mudar-me para lá hoje que morria sem ler tudo o que têm. Têm disponíveis cerca de 6 mil títulos - se entendi, corretamente. Não disse que era jornalista; estava lá como leitora, e no entanto, foi-me permitido visitar o armazém.

Acabei por comprar a trilogia do Senhor dos Anéis, do Tolkien (com oferta do 3.º livro). Preciso de mais livros? Não, não preciso, mas queria mesmo ter estes. E esta promoção está sempre vigente: na compra de dois livros Europa-América, é oferecido um 3.º. Mas se a compra for unitária, há um desconto de 20%. Nos restantes livros (que não sejam da editora), o desconto é de 10%.

Sobre os livros que comprei: preferia ter a edição clássica, aquela com o debruado dourado, com a capa mais consistente, e bonitinha como só ela... mas disseram que não a tinham completa. Trouxe esta, de capa mole - dita "ultra limitada", seja lá o que isso signifique - mas pelo menos, fico com colecção. Contudo, os outros Tolkien que havia por lá, são as tais edições bonitinhas.


Há imensos livros que, muitas vezes, não encontramos por estarem esgotados nas livrarias. E estão mesmo. Mas, julgo que vale a pena procurar na Europa-América. Principalmente títulos de ficção científica (colecção Nébula, por exemplo). Claro que não consegui ver, com atenção, todos os livros que estavam na prateleiras, mas vi muitos de Asimov e Ray Bradbury, por exemplo. E os clássicos, senhores? Estava a ver que me perdia com eles...

Fiquei ainda na dúvida sobre a compra de um livro de Mo Hayder. Chegada a casa, concluí que não o tenho, portanto, vou ter de lá voltar, certamente.

Se tiverem livros que queiram, espreitem no site (http://www.europa-america.pt/) ou enviem mail para saberem a sua disponibilidade (livreiros@europa-america.pt), porque podem ter uma surpresa.

Sem comentários:

Enviar um comentário