Páginas

segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Clube do Crime das Quintas-Feiras

Nestas férias, consegui ainda ler os 3° e 4° volumes da série de Richard Osman, o Clube do Crimes das Quintas-Feiras.

Não há muito que possa adiantar em relação a estes livros, além de que seguem 4 idosos - Elisabeth, Joyce, Ron e Ibrahim - que se juntam, semanalmente, na comunidade onde residem, para resolver crimes. Inicialmente, a ideia era resolverem ficheiros arquivados, mas este quarteto atrai problemas e, nesta série de livros, os crimes cometidos e que o grupo tenta desvendar são bem atuais.

Elisabeth, apesar de não o dizer imediatamente, apercebemo-nos que trabalhou com alguma agência de contr-espionagem. Mais dura e com recursos, é o contraponto daquela que será a sua melhor amiga, a doce e querida Joyce. Antiga enfermeira, Joyce é a avózinha que faz bolos, vê reality shows e para quem todos são potenciais amigos. Ron é um antigo sindicalista, adepto do West Ham e um durão à moda antiga. Finamente, Ibrahim é um psicólogo metódico e perfecionista. É o melhor amigo de Ron e o bom senso do grupo.

Até as personagens secundárias são maravilhosas: os elementos da polícia Chris e Donna, Bogdan, Stephen (marido de Elisabeth)... Facilmente nos apegamos a esta gente e torcemos genuínamente por eles, rimos com eles e choramos com eles.

Se querem uma boa leitura no que resta deste verão, rápida, light e engraçada, optem por estes livros. Aconselho a lê-los por ordem. Apesar dos crimes não estarem relacionados, cada personagem é desenvolvida tendo em conta as circunstâncias de cada livro. As relações nascem e crescem aos poucos, livro a livro.

Sem comentários:

Enviar um comentário