Páginas

quarta-feira, 13 de agosto de 2025

Leituras da últimas semanas - a atualização!!

 Absolutamente ridícula, esta situação. Cá estou, novamente, na posição de não publicar nada há semanas. 

Desde a Lucy Barton, já li: 

- os livros "1794" e "1795" de Niklas Natt Och Dag (já tinha lido o "1793" há coisa de 4 anos)

- "Hamnet" de Maggie O'Farrell - a minha ex-colega de trabalho emprestou-mo quando saí da empresa. É um livro sobre a família de Shakespeare. Começa com ele novinho, a conhecer aquela que será a sua esposa, o nascimento dos filhos, a morte de um deles e o processo de luto de Shakespeare e o da mulher. 

- "Os Filhos do Império" de Yodori - é uma graphic novel que comprei há relativamente pouco tempo e, mais ou menos, por impulso. Já tinha visto videos (poucos!) sobre ele e achei a arte lindíssima. Agora é esperar pela continuação... 

- "O Homem do Casaco Vermelho" de Julian Barnes - comprei este livro, no ano passado, na Feira do Livro de Lisboa. Como disse num post anterior, comecei a lê-lo no dia do apagão, no mês de abril. Depois, outras leituras passaram à frente, e quando o retomei, percebi que não me lembrava de nada. Recomecei a leitura e tive de a levar em frente, mesmo quando, às vezes não estivesse para aí virada. Fala de várias personagens históricas, mas os principais protagonistas eram 3: o médico Samuel Pozzi (a personagem central da pintura O Homem do Casaco Vermelho, que deu nome ao livros e a verdadeira peça central deste livro), o príncipe Edmond de Polignac e o conde Robert de Montesquieu. É um retrato da Belle Époque francesa e de todos os seus filhos. Gostei muito, mas não é uma literatura simples.