Páginas

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

«Reflexos num olho dourado»


Há largos anos vi o filme «Reflexos num olho dourado» interpretado por Marlon Brando e Elizabeth Taylor. Não poderiam ter escolhido melhores actores para a interpretação das personagens que nestes últimos dias tive oportunidade de finalmente rever, desta vez na leitura da obra que deu origem ao argumento cinematográfico com o mesmo nome.

Carson McCullers, escritora americana nascida na Geórgia em 1917 faleceu em 1967. Escreveu algumas obras emblemáticas como «O coração é um caçador solitário» ou a «Balada do café triste» bem como «Reflexos num olho dourado» que foi adaptado ao cinema.

«Reflexos num olho dourado» é um livro especial da mesma forma que a adaptação cinematográfica é película estranha, intensa e dramática.

O cenário é uma base militar nos anos 40 onde o casal Penderton vive uma relação disfuncional, em socialização com o casal Morris que também vive na base militar, cuja vida também é por sua vez complexa.

O Capitão Penderton revela ao longo de toda a narrativa a sua homossexualidade latente e reprimida quando se apaixona por um soldado introvertido, calado e de natureza e personalidade estranha.

Por sua vez a bela Leonora, mulher do Capitão, de personalidade algo frívola, extrovertida e provocadora, mantém uma relação extra-matrimonial com o Major Morris situação que é do conhecimento tanto do Capitão Penderton como de Allison mulher do Major, mas que ambos preferem «ignorar» num acto de deliberado desinteresse pelas suas relações. O soldado Williams é a personagem que irá romper este quadro relacional de ameno desiquilíbrio.

É uma narrativa de paixões, obsessões, frustrações e ódios que terá um desenlace profundamente dramático.

No filme, de facto Leonora só poderia ter sido desempenhada por Elizabeth Taylor e o Capitão Penderton por Marlon Brando. Dois actores com personalidades intensas, dramáticas e complexas que se adaptam perfeitamente às personagens traçadas por McCullers.

Um livro sobre pessoas e mundos em conflito. Excelente, profundo e dramático.

A adaptação ao cinema faz juz à qualidade do livro e a interpretação de ambos traduz na perfeição o que a escritora teria desejado transmitir.

Aconselho tanto o filme como o livro.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Negócios de Família, de Anna Murdoch

Anna Murdoch, ex-mulher do magnata Rupert Murdoch, assinou o livro "Negócios de Família".

Yarrow McLean nasceu e cresceu a respirar o ar da redacção de um jornal e nada mais natural que fizesse da comunicação social o seu grande testemunho.
Este livro traça a história dos McLean, começando em Jock, avô de Yarrow, até maeados do fim dos anos 80 com os filhos da protagonista.

Simultaneamente, podemos acompanhar as convulsões sociais nos EUA desde 1922, data de início da trama, bem como a história de amor (impossível e incómodo) que une Yarrow a Elliot.

A grande pergunta que Yarrow, quase aos 70 anos, se coloca é: a quem deixar a enorme fortuna e o imenso património dos McLean? "Negócios de Família" tem partes mais chatinhas, mas não deixa de ser um belíssimo romance.